WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inteligência canina: é possível avaliar o grau de aprendizagem?

O critério de avaliação da inteligência canina é baseado na facilidade que o cão tem em aprender e atender prontamente a comandos e interpretar situações ambientais de risco

Inteligência canina

O critério de avaliação da inteligência canina é baseado na facilidade que o cão tem em aprender e atender prontamente a comandos dados pelo dono ou pelo adestrador, e interpretar situações ambientais de risco. Para que os cães se tornem bons guardiões, por exemplo, eles devem passar por um árduo trabalho de aprendizado. Para isso, precisam ter aptidão para o aprendizado, tanto das lições quanto dos comandos, e sua pronta resposta quando emitidos pelo treinador.

Para facilitar o trabalho de escolha das raças de cães para os mais diversos treinamentos, Stanley Coren, que era professor de psicologia da Universidade de British Columbia, treinador e especialista em comportamento canino, desenvolveu um trabalho em que estudou justamente a inteligência canina para o trabalho e para a sua aceitação aos comandos de obediência. É importante ressaltar que essa publicação não avalia a inteligência instintiva dos cães. Em seu trabalho, Coren dividiu os cães em grupos:

1- Inteligência espacial

O cão compreende a organização do mundo que o cerca. Saber onde fica a sua guia, o pote de biscoitos e sua cama são demonstrações típicas da inteligência espacial.

2- Inteligência de coordenação motora

O cão é capaz de se mover e coordenar seus movimentos com destreza, como nos esportes, onde o animal precisa saltar em altura e largura, equilibrar-se sobre uma gangorra ou uma corda, executar um slalom ou participar de competições que exijam agilidade.

3- Inteligência intrapessoal

O cão conhece a si mesmo, suas capacidades e limitações. Um cão que se recusa a pular uma cerca que seja muito alta demonstra conhecimento sobre suas capacidades.

4- Inteligência interpessoal

O cão se reconhece como criatura social. É evidenciada em cães que interagem com outros, bem como em cães que tentam se comunicar com seus donos.

5- Inteligência musical

O cão é capaz de reconhecer fatores musicais, como harmonia e tom. A vocalização de sensações, como uivados, seria uma forma de manifestação desse tipo de inteligência.

6- Inteligência lógica

Cães são capazes de resolver problemas e aplicar estratégias racionais, quando se deparam com novas situações. Quando se colocam dois pedaços de carne no chão, independentemente do tamanho deles, o cão pegará primeiro a que estiver mais perto - ele corre menos risco de perdê-la. Se ambas estiverem à mesma distância, ele pegará a maior.

7- Inteligência linguística

Cães são capazes de se comunicar, uma vez que são animais sociais. Na natureza, é possível observar cães selvagens e lobos se organizarem para caçar, administrar posições sociais e divisão de tarefas, o que sugere um sistema de comunicação complexo.

Além disso, cães também são capazes de entender comandos.

Conheça o Curso Profissionalizante CPT de Adestramento de Cães de Guarda.

Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!