WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Comunicação wireless - características das antenas

As redes sem fio apresentam uma série de vantagens em relação às redes cabeadas, possuindo um enorme leque de aplicações em todos os tipos de mercado, dada a sua mobilidade, fácil instalação e redução de custo

As redes sem fio (wireless) são um conjunto de sistemas conectados por rádio, através de ondas pelo ar.

As redes sem fio (wireless) são um conjunto de sistemas conectados por rádio, através de ondas pelo ar.

As redes wireless têm sido uma das tecnologias que mais cresce no mundo. Caracterizam-se por qualquer tipo de conexão para transmissão de dados ou informação sem a utilização de fios ou cabos. As redes sem fio (wireless) são um conjunto de sistemas conectados por rádio, através de ondas pelo ar. Atualmente, esse tipo de rede está crescendo cada vez mais, mesmo porque há vários tipos de conexões sem fio que se enquadram nessa tecnologia. As conexões mais usadas são: baseadas em infravermelho, baseadas em radiofrequências (Wi-Fi e Bluetooth) e as baseadas em laser.

“Nas redes de infravermelho, não há necessidade de licença para operações. Além disso, os equipamentos que utilizam essa tecnologia são de baixo custo e usam a mesma técnica dos controles remotos, como o controle da televisão, do alarme do carro, do portão eletrônico, entre outros”, afirmam os professores Cleiton Elói de Freitas e Éder Moreira de Lélis, do curso Antenas de Comunicação Wireless – Instalação e Configuração, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Já as conexões tipo infravermelho têm alcance pequeno. É própria para uso interno (indoor), porque utiliza uma frequência limitada, que não consegue ultrapassar uma parede ou obstáculo entre o emissor e o receptor.

Quanto ao sistema de radiofrequência, este utiliza o micro-ondas para transmitir o sinal através do ar. A transmissão pelo ar apresenta algumas vantagens, se comparada com outros meios de comunicação. A principal é que não pode ser facilmente interrompida, a não ser quanto aos meios de absorção do sinal, reflexão e atenuação, além de interferência e ruído.

As aplicações das redes wireless pode ser divididas em dois tipos: as aplicações indoor e as aplicações outdoor. As do tipo indoor são as comunicações dentro de casa, que permitem o compartilhamento da conexão entre os computadores da família. Já as do tipo outdoor são estabelecidas entre dois prédios, fazendo um link entre duas empresas, com a finalidade de compartilhar a conexão de dados.

Em suma, as redes sem fio apresentam uma série de vantagens em relação às redes cabeadas, possuindo um enorme leque de aplicações em todos os tipos de mercado, dada a sua mobilidade, fácil instalação e redução de custo. Dessa forma, são capazes de oferecer uma solução completa para as empresas, sendo utilizadas em vários ambientes, como faculdades, hospitais, escritórios, clubes, restaurantes, aeroportos, hotéis, lojas, entre outros.

Outros artigos relacionados ao tema:

Comunicação wireless – tipos de antenas.

Comunicação wireless – Zona de Fresnel.

Comunicação wireless – localização da antena.

Comunicação wireless – principais barreiras que interferem no sinal.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Redes de Computadores.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!