WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mudas de coco-anão: aprenda a fazer

Os frutos que servirão de sementes devem amadurecer no coqueiro e serem colhidos, assim que estiverem no ponto de cair



Os frutos que servirão de sementes devem amadurecer no coqueiro e serem colhidos, assim que estiverem no ponto de cair. “Eles devem conter de 50% a 70% de água, pois, se o fruto estiver seco ou verde, não vai ocorrer a germinação”, afirma Dr. Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso CPT Produção de Mudas Frutíferas.


Mudas de coco-anão: aprenda a fazer   Artigos Cursos CPT


É importante que você retire os frutos para produção de sementes, em diferentes plantas, com as seguintes características:


- A coroa da planta deve ter de 30 a 35 folhas, com folhas verdes para cima, para baixo, e para os lados, formando uma esfera. Deve-se evitar coqueiros com a coroa em forma de espanador, ou seja, apenas com as folhas verdes para cima;
- A planta deve apresentar grande número de cachos, com muitos frutos, bem apoiados sobre as folhas, com pedúnculo curto e grande número de flores femininas;
- Os frutos devem ter a forma arredondada, pouca casca, albúmen com boa espessura, com alto teor de óleo e água de sabor agradável, quando verdes.


Os frutos, depois de colhidos, devem ficar em local arejado e protegido do sol, durante 10 dias.
Alguns produtores, após esse período, executam um entalhe na casca fibrosa, próximo ao lugar onde o fruto se prendia ao cacho, na parte mais elevada e arredondada do fruto, deixando a parte chata para baixo, sem atingir a quenga, ou seja, a casca dura. Segundo os produtores, esse procedimento tem a finalidade de facilitar a hidratação da semente e a saída da nova planta por ocasião do plantio no germinadouro, em regiões com pouca incidência de chuvas. Entretanto, em regiões de chuvas bem distribuídas, a semeadura é realizada sem o entalhe da semente.


Os canteiros do germinadouro devem ser bastante ensolarados e devem ter, aproximadamente, 1,20 m de largura e comprimento de acordo com as suas necessidades e facilidades de irrigação.
Não se esqueça de deixar uma rua entre os canteiros de, no mínimo, 50 cm de largura. Coloque os frutos no canteiro, um ao lado do outro, com o corte para cima, sempre na posição horizontal. Coloque terra sobre elas, preenchendo todos os espaços vazios, deixando apenas 1/3 do fruto descoberto. E mantenha os canteiros úmidos com irrigações constantes.


Em regiões onde as chuvas ocorrem o ano inteiro ou onde existe irrigação, a semeadura pode ser feita em qualquer mês do ano. Em outras regiões, é aconselhável a semeadura 2 meses antes da época chuvosa.
Em apenas 1 metro quadrado de canteiro, podem ser plantadas de 20 a 25 sementes, dependendo da variedade do coco. As sementes não germinadas em 90 dias devem ser descartadas. Aquelas que germinarem nesse período e estiverem apresentando boa aparência e vigor, devem ser retiradas do germinadouro quando as mudas estiverem com 15 a 20 cm de altura, com as folhas tipo orelha de coelho, e colocadas em viveiros ou em recipientes plásticos.

Durante a germinação, forma-se um corpo amarelo, esponjoso, que absorve a água do interior do coco. Dali, surge o embrião que perfura o olho tenro da semente e atravessa o mesocarpo. As raízes crescem, a princípio, entre o mesocarpo e o endocarpo, atravessando, depois, o primeiro e atingindo o solo. A forma mais tradicional de obtenção de mudas de coqueiro é a semeadura em viveiros, com o espaçamento de 60 x 60 x 60 cm, onde as mudas ficam dispostas em forma de triângulo.


As covas devem ter 30 cm de boca por 30 cm de profundidade. Trinta dias antes da repicagem das mudas, você deve abrir as covas e misturar a terra de superfície com 5 a 10 L de esterco de curral bem curtido, 200 g de superfosfato simples, 100 g de cloreto de potássio e 100 g de calcário dolomítico. Depois de 30 dias, abra as covas novamente e proceda a repicagem, cortando as raízes longas das mudas 1 a 2 cm da casca. Coloque as mudas nas covas e cubra com terra, evitando que o coleto da planta fique enterrado.

As mudas necessitam de cinco meses para sua formação no viveiro, que somados ao período de 3 a 4 meses no germinadouro, dão um tempo total de formação da muda de coco-anão é de 8 a 9 meses. O ponto ideal é quando elas estiverem apresentando de três a quatro folhas e quando a folha mais nova da muda estiver medindo de 60 a 80 cm de altura. As folhas deverão sempre estar abertas, em posição normal. Faça a irrigação a cada três dias, sem encharcar os canteiros e fiscalize sempre a formação da planta.


Em 1 hectare de viveiro, no espaçamento de 60 cm entre plantas, em forma de triângulo, você pode produzir 31.000 mudas do coqueiro anão.

Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

JORGE SANTOS

18 de mar. de 2024

quero aprender plantar muda de coco anao

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mar. de 2024

Olá, Jorge Santos! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Márcio Lages Nogueira

16 de fev. de 2021

MAIS REPORTAGENS E BENEFÍCIOS DO COQUEIRO ANÃO AMARELO.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev. de 2021

Olá,Márcio Lages

Como vai?

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente, Erika

Dionel Luis

7 de fev. de 2021

Gostei da dica vai me ajudar no projeto ja que comei.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de fev. de 2021

Olá, Dionel Luis

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Maria Cristina de moura

30 de nov. de 2019

Muda de coco

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez. de 2019

Olá,Maria Cristina

Como vai?

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Lucas Nolasco Silva

29 de mar. de 2018

Caramba, vocês são a salvação mesmo. Tô fazendo o curso técnico em agropecuária e lá vocês sempre aparecem.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de abr. de 2018

Olá Lucas,

Agradecemos seu comentário.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?