WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Shiitake em substratos é garantia de produção com menor tempo e custos baixos

As características essenciais do cultivo do shiitake em substratos abrangem aspectos como versatilidade no uso de matérias-primas; menor período de maturação; facilidade operacional; melhor utilização do espaço e maior teor proteico

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2125/m-shiitake-substrato.jpg

Uma das tecnologias mais promissoras, que tem garantindo boas produtividades, é o cultivo em blocos de substratos.

Os cogumelos comestíveis, dentre eles o shiitake, sempre foram apreciados por seu valor gastronômico e nutricional. Entretanto, sua importância vêm aumentando em função de um mercado em contínuo crescimento; pelos rápidos avanços tecnológicos, melhorando a qualidade, a produtividade e o custo de produção; pelo baixo consumo “per capita” (mesmo nos países mais desenvolvidos); e pelas ilimitadas opções de espécies que podem ser cultivadas e utilizadas na alimentação, como nutracêuticos e até em fitoproteção (indução de resistência a fitopatógenos).

Esse aumento também se dá, devido à possibilidade de reciclar economicamente certos resíduos agrícolas e agroindustriais. Considerando o elevado conteúdo proteico dos cogumelos comestíveis, seu cultivo tem sido apontado como uma alternativa para incrementar a oferta de proteínas para países em desenvolvimento e com alto índice de desnutrição.

O cultivo de cogumelos comestíveis é, portanto, um processo biotecnológico que utiliza materiais residuários da agricultura, pecuária ou agroindústria, tais como esterco bovino, equino, de aves, porcos e outros animais domésticos, palhas e outros resíduos do trigo, arroz, milho, algodão, madeira, bagaço de cana, entre outros, para produzir alimentos nutritivos e saborosos. No caso do shiitake, alguns dos materiais podem ser utilizados para elaboração de substratos, visando o cultivo axênico (substrato esterilizado e inoculação em condições assépticas).

As técnicas desenvolvidas para o cultivo de cogumelos variam de acordo com as condições edafoclimáticas da região de cultivo e com tipo de cogumelo utilizado. Tradicionalmente, o cultivo do shiitake é feito em tora de carvalho e castanheiras, principalmente no Japão. No Brasil, tem sido utilizado com sucesso o cultivo em toras de eucalipto, no entanto, em função da baixa e aleatória produtividade, devido à ocorrência de pragas e contaminações das mesmas, foram desenvolvidas alternativas de produção para reduzir os riscos ao produtor. Uma das mais promissoras, que tem garantindo boas produtividades, é o cultivo em blocos de substratos, que pode seguir a tecnologia de cultivo axênico (substrato estéril) ou pasteurização severa. O substrato pode ser formado por vegetais como bagaço de cana, capim, palha, trigo e arroz, dentre outros.

As características essenciais do cultivo do shiitake em substratos abrangem os seguintes aspectos: versatilidade no uso de matérias-primas; menor período de maturação para início da produção e maior produtividade; facilidade operacional; maior garantia de produção para a demanda requerida pelo mercado; melhor utilização do espaço nas câmaras de cultivo e produção; maior teor proteico e menor qualidade visual. Pode ser cultivado até em distritos urbanos.

Com o objetivo de disponibilizar a técnica de cultivo do Shiitake em substratos o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Cultivo de Cogumelo Shiitake em Substratos – Cultivo Axênico e Pasteurização Severa”, no qual você receberá informações do professor Dr. Augusto Ferreira da Eira, da UNESP – Botucatu e do Setor de pesquisa e desenvolvimento da FUNGIBRAS, e da engenheira agrônoma Fernanda Silveira Bueno, consultora e especialista em produção de cogumelo.

Uma forma de comercialização é o shiitake desidratado, sendo muito importante a realização do processo de secagem de forma adequada.

Os assuntos abordados no mesmo incluem etapas de cultivo, produção do substrato, inoculação e incubação, indução dos primórdios e frutificação, colheita, pragas e doenças, e comercialização.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O ponto de colheita ideal é dependente do mercado para o qual o cogumelo será comercializado. Esse interfere na qualidade do cogumelo. Normalmente, o mercado exige cogumelos menores, firmes e escuros. De forma geral, o ponto ideal,  para evitar quebras, manchas e rachaduras, é quando as bordas ainda não se curvaram para cima. Então, para alcançá-lo, com maior peso e qualidade, deve ser efetuada a colheita todos os dias pela manhã, quando a temperatura e o metabolismo do fungo são menores, o que leva à menor perda de água no resfriamento e à menor condensação na embalagem.

Outra forma de comercialização é o shiitake desidratado, sendo muito importante a realização do processo de secagem de forma adequada. Se desidratado em excesso, ele torna-se frágil (quebradiço) e perde o valor de mercado.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ivone Fernandes Menezes

2 de out. de 2019

Qual valor do curso?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de out. de 2019

Olá Ivone Fernandes Meneses,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber do seu interesse, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso,

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Akira Kawakami

28 de jun. de 2016

Adquiri o curso CPT de cultivo de cogumelo shiitake, porém tenho ainda algumas dúvidas: 1 - Pode utilizar a estufa agrícola de plástico, níveis de prateleiras, temperatura controlada para o cultivo? 2 - Para comercializar o shiitake desidratado é necessário o registro da Anvisa? 3 - É possível competir com o produto importado da China?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jun. de 2016

Olá Akira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Em relação à suas perguntas:

1 - Sim, desde que atente-se a temperatura e umidade da mesma.

2 -  Sim, o registro da Anvisa é necessário.

3 - Sim, desde que o mesmo tenha qualidade superior e preçço competitivo.

Atenciosamente,

Ana Carolina do Santos

EDSON PEREIRA COELHO

26 de set. de 2014

Possuo 03 câmaras para cultivo do champignon, estou produzindo a 2 anos, mas não estou contente, preciso de informações sobre, cultivo de shitake, em substrato, posso usar as mesmas estruturas?

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de out. de 2014

Olá, Edson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As seguintes matérias poderão lhe auxiliar na produção de shiitake: Escolha da madeira para cultivo de Shiitake; Cultivo de Shiitake em substratos e Cultivo de cogumelo Shiitake em substratos com esterilização ou pasteurização severa.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

IVO FERRI

29 de ago. de 2014

Olá, bom dia! Gostaria de receber informações sobre cogumelos. Mercado, cultivo e principalmente como se produz o substrato e se tem alguma assessoria que podemos buscar apoio. Aguardo obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago. de 2014

Olá, Ivo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O cultivo natural de shiitake em troncos de eucalipto tem um custo de instalação relativamente pequeno e retorno financeiro razoável, mais incerto, devido à ocorrência de pragas e contaminações no longo do período de incubação, entre a inoculação e a produção (6 a 12 meses). Necessita de pouco espaço (ex.: para 1.000 toras, são suficientes 52 m² de viveiro ou sombra sob árvores). A produtividade no Brasil atinge entre 0,75 a 1,00 kg de tora de eucalipto (variável em função da espécie de madeira, irrigação, manejo adequado, linhagem utilizada e outros fatores).

A formulação do substrato é uma das fases mais importantes para o cultivo de shiitake em substratos, tanto no cultivo axênico como na pasteurização severa. Ele é o responsável pelas fontes de nutriente e água para o desenvolvimento do micélio e, posteriormente, do cogumelo, além de ser o sustentáculo para o desenvolvimento do corpo de frutificação.

O shiitake é um cogumelo muito mais competitivo em substrato pobre (relações C/N entre 80 e 180/1, como por exemplo a madeira). Entretanto, as formulações de substratos, visando ao cultivo axênico são normalmente muito ricas (com relações C/N que variam entre 18 e 50/1). Se esses substratos ricos fossem inoculados com o shiitake, sem um tratamento prévio de esterilização ou pasteurização muito severa, os contaminantes colonizariam essa substrato muito antes que o shiitake.

Já em relação ao cultivo tradicional em troncos, inicialmente adotado pelos produtores brasileiros, não precisa de grandes áreas e nem exige instalações sofisiticadas, o que viabiliza o cultivo para qualquer pessoa. Esse sistema ainda dispensa o uso de adubos e de intensivos agrícolas, necessitando apenas de madeiras e água limpa.

O processo de produção é bastante simples, utilizando para o cultivo toras de eucalipto ou de outras madeiras recém-cortadas. Essas toras são colocadas sobre cavaletes e, com o auxílio de uma furadeira elétrica, são realizados furos de 12 mm de diâmetro por 20 mm de profundidade; o espaçamento entre os furos, intercalados como os anteriores.

Para mais informações o CPT possui o Curso Cultivo de Cogumelo Shiitake em Substratos - Cultivo Axênico e Pasteurização Severa que poderá lhe ajudar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

luciana aparecida vieira

21 de fev. de 2013

Moro em Cezario lange e gostaria de cultivar cogumelo e gostei dessas informações

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de fev. de 2013

Olá, Luciana!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Continue acessando nosso portal e fique por dentro das novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Goreth Gama

8 de nov. de 2012

Olá, Sou produtora de shiitake em Nova Friburgo e gostaria de comprar substratos de shiitake e de shimeji. Poderiam me enviar algum endereço de fornecedores de substrato. Obrigada,

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov. de 2012

Olá Goreth,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Em mecanismos de busca da Internet como o Google, como encontrará os fornecedores desejados.

Boa sorte em sua busca.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

Célia Paula

20 de abr. de 2012

Prezados, Estou interessada no curso de Shiitake em Substratos, porém assisti a uma prévia no Youtube e notei que fala em "atualmente" 2004. Houve alguma atualização após essa data? Pois estamos em 2012 e principalmente na comercialização, penso que muita coisa se alterou, evoluiu, não? Aguardo. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mai. de 2012

Boa tarde, Célia Paula!

A demanda por Shiitake pelo mercado nacional nunca teve índices tão elevados, pois a condição financeira do brasileiro vem permitindo que ele consuma alimentos mais caros e de melhor qualidade. Os cogumelos vêm conquistando cada vez mais os consumidores devido ao seu sabor e as suas propriedades nutricionais que, segundo a cultura oriental, garantem longevidade e auxiliam no combate a diversas doenças. Algumas das vantagens em cultivar cogumelos são: baixo investimento, boa margem de lucro e possibilidade de ser manejada em espaços pequenos.

Confira os cursos Cultivo de Cogumelo Shiitake em Substratos, Cogumelo Shiitake e Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Leia também as nossas matérias referentes ao tema: Shiitake: alimento típico da cultura oriental conquista os brasileiros, Cultivo do cogumelo Shiitake em substratos com esterilização ou pasteurização severa, Cogumelos shiitake tem valor gastronômico, nutricional e agroindustrial e Cultivo de Shiitake, riqueza nutricional e lucro na produção.   

Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?