WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fatores que afetam a eficiência da pecuária leiteira

Maior eficiência econômica e zootécnica podem ser obtidas com rigoroso controle na duração da lactação

 

Não adianta encurtar o intervalo entre partos se a vaca dá leite por pouco tempo

A criação de bovinos de leite é uma das atividades mais importantes para o agronegócio brasileiro. Mas, muitos pecuaristas têm participação limitada nesse setor porque desconhecem práticas simples de melhoria do próprio negócio. A ausência de informações acerca de tecnologias e procedimentos básicos faz com que esses produtores estagnem. Há fatores determinantes para a eficiência da pecuária de leite que não devem ser ignorados.

Sendo assim, o pecuarista deve buscar constantemente capacitação e orientação de profissionais. O curso Técnicas para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, aborda com propriedade o tema a fim de ajudar os criadores de gado de leite a se prepararem para esse mercado, adotando medidas quanto aos cuidados com o rebanho, que afetam a qualidade e a quantidade do leite.

Os professores do curso CPT são pesquisadores da Embrapa Gado de Leite (os doutores Ademir de Moraes Ferreira, José Henrique Bruschi e Luciano Patto Novaes). Em primeiro lugar, é importante saber que a “maior eficiência econômica e zootécnica na atividade leiteira podem ser obtidas com melhoria dos índices reprodutivos e rigoroso controle na duração da lactação e na persistência de produção”, informam. Portanto, para ajudar o pecuarista a atingir esses objetivos, esses especialistas apontam ao longo do curso fatores que afetam a eficiência da pecuária leiteira. Portanto, seguem alguns deles:

Longo intervalo entre partos: reduz a produção de leite e de animais

A redução do intervalo entre partos garante o aumento na produção de leite e no número de leite e o de bezerros nascidos no rebanho. Na tabela 1, mostrada no curso, tem-se ideia aproximada de qual será o acréscimo na produção de leite, ao reduzir-se o intervalo entre partos do rebanho para 12 meses. Maior taxa de participação reduz o número de vacas secas no rebanho e eleva o número de vacas em lactação. O longo intervalo entre partos diminui: a produção da vaca por dia de intervalo entre partos. Vacas com 2.000kg de leite/lactação produzem 5,5kg e 3,7kg de leite/dia, respectivamente, para intervalo entre partos de 12 e 18 meses.

Outro aspecto é a produção do rebanho. Num período fixo de 36 meses (3 anos), a vaca com intervalo entre partos de 18 meses e potencial para 1.000kg de leite/lactação produzirá dois bezerros e duas lactações (total de 2.000kg de leite). Uma vaca de igual potencial, mas com intervalo entre partos de 12 meses, produzirá três bezerros e três lactações (total de 3.000kg de leite no mesmo período). Esses dados são encontrados na figura 2 (que ilustra o livro do curso) e mostram que o primeiro animal produziu 667kg de leite/ano, contra 1.000kg do segundo animal. A diferença de 333,3kg de leite obtido com redução do intervalo entre partos de 18 para 12 meses significa um aumento de 50% no volume de leite produzido. Na tabela 2, também presente no curso, é mostrado o prejuízo causado num rebanho de 50 vacas, comparando-se intervalo entre partos de 18 e 12 meses.

Curta duração da lactação

Não adianta encurtar o intervalo entre partos, se a vaca dá leite por pouco tempo. Uma lactação de curta duração pode reduzir: a produção na lactação. Algumas vacas podem apresentar maior pico de produção, porém, darão leite por pouco tempo e produzirão menos leite na lactação total.

Baixa persistência de produção

A vaca pode apresentar um período de lactação normal, porém, com alta produção no início de lactação, e queda brusca e acentuada nos meses seguintes. A única maneira de saber quais são os animais de lactação curta ou de baixa persistência de produção é através do eficiente controle leiteiro de todas as vacas do rebanho.


Para continuar aprofundando seus conhecimentos nessa área, acesse o curso CPT e veja os outros tópicos referentes ao aumento da produção de bezerros e de leite. Bom estudo!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Daniel Peres de Oliveira

7 de jun. de 2012

Olá. Sou estudante de zootecnia, da universidade de Patos de Minas (UNIPAM), e adorei tudo que eu pesquisei, vocês estão de parabéns, pelo belo trabalho, que vem realizando. Att. Daniel Peres Oliveira.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jun. de 2012

Olá, Daniel!

Que bom que gostou do nosso portal!

Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?