WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Resíduos sólidos e suas classificações

Existem dois grandes grupos para a classificação dos resíduos, definidos por sua composição: os orgânicos e os inorgânicos

O resíduo orgânico é tudo o que restou de origem animal ou vegetal.

Os resíduos sólidos são resultantes de atividades da comunidade, sejam essas de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços ou de varrição. São incluídos, ainda, os lodos provenientes dos sistemas de tratamento de água. Também os  gerados em equipamentos de controle de poluição, bem como determinados líquidos, cujas particularidades tornem inviáveis seu lançamento na rede pública de esgotos.

Existem dois grandes grupos para a classificação dos resíduos, definidos por sua composição: os orgânicos e os inorgânicos. Na primeira composição, o lixo é visto e analisado sob o prisma biológico. Assim, o resíduo orgânico é tudo o que restou de origem animal ou vegetal.

Segundo o ambientalista e sanitarista Evaldo de Souza Lima, no curso Reciclagem de Entulho, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “quando acumulado, o lixo orgânico torna-se altamente repugnante, mal cheiroso e torna o ambiente propício ao desenvolvimento de microrganismo, que podem ser agentes causadores de doenças”. Se liberados em cursos de água, os resíduos orgânicos reduzem a concentração de oxigênio, sendo um dos principais causadores de morte da vida aquática.

O lixo inorgânico inclui todo o material que não possui origem biológica. O grande problema desse resíduo é o seu grande período de tempo para se decompor.

Uma outra classificação também pode ser feita para a seleção dos resíduos. Eles podem ser domiciliares e comerciais; públicos, que são provenientes da varrição e limpeza de praias, galerias, feiras e outros;  dos serviços de saúde e hospitalares; dos transportes, como portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários; industriais e agrícolas.

Existe ainda um tipo de resíduo que é denominado especial, por agrupar lixo urbano de natureza distinta, mas que por características qualitativas e quantitativas exige um manejo diferenciado. Exemplos desses compostos são os materiais radioativos, alimentos ou medicamentos com data de validade vencida ou deteriorados, inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos, embalagens de inseticida e herbicida.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Reciclagem de Entulho

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?