WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda de forma prática e rápida tudo sobre nascentes! Baixe nosso e-book!

Este é um brinde exclusivo do CPT, com importantes informações sobre os principais aquíferos existentes, as técnicas de conservação e recuperação de nascentes e muito mais!

Aprenda de forma prática e rápida tudo sobre nascentes! Baixe nosso e-book!

“As nascentes ou olhos d’água são formados quando a água das chuvas é confinada nos lençóis freáticos. Para isso, não apenas o solo deve ser permeável, para a fácil infiltração da água, como também a bacia de recarga da nascente deve ser preservada. Sem falar da vegetação nativa, no entorno da nascente, que deve ser constituída de espécies vegetais não freatófitas”, afirma Paulo Sant'Anna e Castro, professor do Curso CPT Recuperação e Conservação de Nascentes.

Quanto o raio de abrangência da nascente é devidamente monitorado e protegido, a água flui abundante e continuamente ao longo do ano. Entretanto, em muitas regiões do país, ações inconsequentes do homem causam impactos negativos nas nascentes até extingui-las por completo. As principais são as queimadas, as práticas inadequadas no setor agropecuário e o descarte indevido de lixo e esgoto.

Como a recuperação de nascentes é complexa, para coordenar as ações corretas concernentes à sua conservação, são necessários profissionais especializados, como engenheiro florestal e engenheiro agrônomo. Geralmente, os arredores das nascentes são protegidos com estruturas físicas e barreiras de contenção natural. Se necessário, também são removidas espécies vegetais freatófitas, ou seja, capazes de absorver água do lençol freático.

Após a implantação de todas as medidas cabíveis, o local deve passar por contínua inspeção, para verificar o desenvolvimento das mudas, bem como prevenir focos de incêndio, ou mesmo evitar a ruptura de cercas de proteção. Preservar as nascentes apresenta caráter de extrema urgência e deve englobar toda a sociedade. Respeitar os recursos naturais e o meio ambiente deve ser uma constante na vida das pessoas.

Com a participação de todos, as nascentes estarão livres do esgotamento ou da poluição de suas águas. Pensando em conscientizar a todos quanto à importância das nascentes, nossa equipe de conteúdo desenvolveu o E-book Tudo sobre Conservação e Recuperação de Nascentes. Este é um brinde exclusivo do CPT, constituído de importantes informações sobre os principais aquíferos existentes, as técnicas de conservação e recuperação de nascentes e muito mais!

Quer uma prévia do Curso Recuperação e Conservação de Nascentes? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente.

Leia o artigo "Bacias hidrográficas - saiba mais sobre elas."

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?