WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto

Uma das invenções mais revolucionárias da humanidade, a fotografia recebe homenagem no dia 19 de agosto

Dia Mundial da Fotografia

Uma das invenções mais inusitadas da humanidade, responsável por revolucionar a sociedade no século XIX, a fotografia tem, no dia 19 de agosto, o seu devido reconhecimento. Além da sociedade, revolucionou também a cultura, a economia, as artes e outros âmbitos sociais. Confira a seguir, um pouco da história da fotografia:

História da Fotografia


Por definição, a fotografia é uma técnica de criar imagens por exposição luminosa, em uma superfície fotossensível. No ano de 1826, Joseph Nicéphore Niépce teve a sua fotografia reconhecida como a primeira do mundo. Porém, o desenvolvimento dessa invenção não pode ser atribuído a uma só pessoa, dado que diversas descobertas ao longo do tempo contribuíram para que a fotografia fosse feita da forma como a conhecemos hoje.

Os processos de revelação e fixação da imagem são físico-químicos, em uma associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos. Por conta disso, químicos e físicos foram pioneiros nessa arte revolucionária.

Desde o seu surgimento, a fotografia era feita em preto e branco. A partir do ano de 1907 é que o primeiro filme colorido foi produzido. A forma de se fazer fotografia é a mesma desde o seu surgimento, porém, a tecnologia e os avanços tecnológicos permitiram e seguem permitindo melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a solução e a realidade das cores.

A escolha do dia 19 de agosto foi feita para homenagear a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Em 19 de agosto de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção desse equipamento para o mundo, desenvolvido por Louis Daguerre. Também nesse ano, William Fox Talbot inventou o calótipo, outro equipamento de captura de imagens, o que caracteriza o ano de 1839 como um marco na invenção da fotografia.

Ainda há uma discussão sobre o seu caráter artístico, haja vista que, ao mesmo tempo em que se defende que ela não pode ser considerada uma arte, pela facilidade com que pode ser produzida, defende-se que ela é uma arte, por ser considerada uma interpretação da realidade, e não apenas uma cópia. Mais do que um papel com uma imagem, a fotografia é responsável por registrar e eternizar momentos. Abrange várias áreas da nossa vida e do nosso cotidiano, sendo a responsável por nos fazer voltar ao tempo e reviver os momentos mostrados por ela.


Confira os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online da Área Fotografia:

Curso de Fotografia
Estúdio Fotográfico – Montagem e Utilização

Fontes: Info Escola – infoescola.com
Calendarr Brasil – calendarr.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?