WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cores na fotografia

Você sabe o que determina as cores dos elementos?

 

Cores primárias: vermelho, verde e azul

A fração visível de energia solar perceptível ao olho humano é formada por três cores básicas (vermelho, verde e azul) e três complementares (ciano, magenta e amarelo). Não conseguimos enxergá-las separadamente, vemos apenas a luz branca, que é a junção de todas elas em proporções iguais. Assim, quando classificamos um objeto como amarelo, significa que essa é a cor dele, pois ele absorveu as demais e reflete apenas a amarela.

“Se uma árvore refletir 90% de verde e 10% de amarelo, ela continuará verde, porém, com um tom levemente amarelado”, afirma o fotógrafo Júlio Alessi, professor do Curso de Fotografia, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Esse exemplo ilustra a infinidade de variações da mesma cor que encontramos na natureza.

Uma outra situação possível é quando um corpo reflete metade de uma cor e metade de outra. Se elas forem verde e vermelho, por exemplo, o resultado obtido será o tom amarelo. Mas tais situações apenas ocorrem se houver luz branca incidindo sobre o elemento. Embora a cor da luz natural varie muito ao longo das 24 horas, ao meio dia, com o céu claro, é fácil obter a luz branca.

É interessante notar a interferência da temperatura na cor. A tonalidade pode aumentar ou reduzir de acordo com o aquecimento. Uma barra de carbono (aço) submetida ao calor pode apresentar tons de alaranjado a zul. O mesmo ocorre com a luz solar! Já notou a alvorada e o poente?

Nesses fenômenos, tais variações também são percebidas. O professor Júlio Alessi explica que nesses momentos do dia, os raios solares incidem de forma inclinada sobre a Terra. Assim, os tons de laranja ficam mais evidentes, dando ao narcer e ao pôr-do-sol um aspecto mais avermelhado.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?