WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de acerola - principais variedades comerciais

Manoa Sweet, Tropical Ruby, Hawaiian Queen, J. H. Beaumont, C. F. Rehnborg, F. Haley Red Jumbo e Maunawili são as variedades de acerola, doces e ácidas, mais cultivadas no Brasil

 

As acerolas são classificadas, segundo suas variedades, em doces e ácidas. As ácidas são mais ricas em Vitamina C e são indicadas para a industrialização, enquanto as variedades de frutos doces são indicadas para o consumo “in natura”. Seu nome científico é Malpighia glabra e tem sua origem nas Antilhas, norte da América do Sul e América Central. O tamanho da planta varia entre dois e três metros de altura, seus ramos são densos e espalhados, com folhas opostas, de pecíolo curto. Suas flores se formam em pequenas pencas axilares pedunculadas, com três a cinco flores perfeitas, com cores que vão do rosa esbranquiçado ao vermelho. Seus frutos têm formas bastante variáveis. Quando maduros, sua cor pode ser vermelha, roxa ou amarela. Os frutos que crescem isolados ficam de tamanho maior do que aqueles que crescem em cachos. Manoa Sweet, Tropical Ruby, Hawaiian Queen, J. H. Beaumont, C. F. Rehnborg, F. Haley Red Jumbo e Maunawili são as variedades, doces e ácidas, mais cultivadas comercialmente no Brasil.

As acerolas, em geral, apresentam três sementes por fruto que, por apresentarem abortamento do embrião, torna o índice de germinação da aceroleira bastante baixo. O tempo entre o florescimento e a colheita da acerola é de três a quatro semanas. Um pomar implantado, sob condições de irrigação e tratos culturais adequados, pode apresentar quatro a seis floradas por ano, dependendo, também, das condições do clima da região.

Entre as inúmeras frutíferas exploradas comercialmente no Brasil, a cereja das Antilhas, ou, acerola, como é mais conhecida, é uma das frutas que mais têm despertado o interesse dos produtores brasileiros. Isto se deve ao fato de ter havido um grande crescimento, nos últimos anos, de demanda por esta fruta para o consumo “in natura” ou sob a forma de suco. Outro fator importante que estimula os investimentos no cultivo da acerola, é o mercado de consumo interno. O consumidor brasileiro tornou-se mais consciente da importância dos alimentos naturais para a saúde humana e hoje consome mais frutas.

No Brasil, o nordeste é a região que mais cultiva a acerola. Cerca de nove Estados nordestinos implementam hoje esta cultura, destacando-se, entre eles, Bahia e Pernambuco, com mais de 800 hectares plantados. O cultivo da aceroleira pode ser encontrado em todas as demais regiões do Brasil; contudo, com menos intensidade nas regiões sul e sudeste, devido às baixas temperaturas destas regiões durante o inverno. Mas, você conhece todas as variedades desta fruta? Se não, veja as descrições abaixo, escolha a variedade que mais lhe agrada e sirva aos seus propósitos e mãos à obra. Cultive você mesmo a sua acerola e tenha sucesso na sua investida!

Variedades de acerola


As variedades doces recomendadas comercialmente, são:

- Manoa Sweet (4-43): produz frutos com coloração amarelo-avermelhada quando maduros. Esta variedade é recomendada para plantios caseiros.

- Tropical Ruby (9-68): tem os frutos idênticos aos da Manoa Sweet e pode atingir até cinco metros de altura.

- Hawaiian Queen (8E-32): Deve ser conduzida a formar tronco único. É uma das seleções recomendadas para a produção de frutas frescas.

Entre as acerolas do grupo ácido, recomenda-se as seguintes:

- J. H. Beaumont (3B-21): é um clone baixo, compacto, com ramagem densa que pode ser conduzido para formar arbusto de tronco único. Seus frutos têm coloração laranja avermelhada, com boa produtividade.

- C. F. Rehnborg (22-40): apesar de ser altamente produtiva, esta variedade tem baixo teor de Vitamina C. Entretanto, pode ser facilmente conduzida para formar tronco único. Apresenta fruto grande, com coloração laranja avermelhada, passando para vermelho-escuro quando maduro.

- F. Haley (3A-8): esta variedade se adapta melhor às regiões mais secas. Seus frutos, de tamanho médio, têm coloração vermelho-púrpura.

- Red Jumbo (3B-1): embora seja um arbusto baixo, sua frutificação é relativamente alta e o fruto de tamanho grande. Seus frutos têm uma coloração bem atrativa que passam do vermelho-cereja para o vermelho-púrpura quando maduros.

- Maunawili (8): embora esta variedade não se destaque quanto ao seu teor de Vitamina C, demonstrou ser bem eficiente quando plantada em áreas chuvosas. Trata-se de uma planta de fácil manejo, com crescimento rápido. Seus frutos têm a coloração vermelho-cereja e até vermelho-púrpura quando maduros.

Conheça os Cursos CPT, da área Fruticultura, entre eles o Curso Produção de Acerola, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ester de lima

16 de jan. de 2022

Será que a polinização feita com#alfahotel #hotel #alfa #ondeficaremvicosa #hotelemvicosa #alfahotelvicosa #hospedeseaqui #hotelaria

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de fev. de 2022

Olá, Ester! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Recomendo que você procure um especialista na área para que o mesmo possa te orientar nessa questão. 

Abraços! 

Lorena 

Grace Kelly

24 de jan. de 2021

Gostaria de saber qual é q variedade de acerola que produz um suco bem bem avermelhado

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar. de 2021

Olá, Grace 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Maunawili embora esta variedade não se destaque quanto ao seu teor de Vitamina C, demonstrou ser bem eficiente quando plantada em áreas chuvosas. Trata-se de uma planta de fácil manejo, com crescimento rápido. Seus frutos têm a coloração vermelho-cereja e até vermelho-púrpura quando maduros.

Atenciosamente,

Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?