WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Eventos agropecuários no Brasil - inúteis e intócaveis

 

Prof. Nelson Fernandes Maciel, Diretor-Presidente do Grupo CPT.

 Prof. Nelson Fernandes Maciel
Diretor-Presidente do CPT

Os produtores rurais já sabem que o mercado brasileiro está cada vez mais competitivo, que os consumidores estão mais exigentes e que, para exportar, é preciso enfrentar os subsídios agrícolas implementados pelos países do primeiro mundo.

Concluem, portanto, que é preciso aumentar a produtividade e a qualidade para competir e manter a atividade rentável.

Qual será a saída se o tempo urge e a corrida não pára? Treinamento, esta é a palavra chave para que os nossos produtores alcancem o domínio de técnicas produtivas e gerenciais e obtenham sucesso e lucros em seus empreendimentos.

O interessante é que, praticamente, todos os conhecimentos necessários aos produtores rurais para exercerem com eficiência suas atividades já foram desenvolvidos pelos nossos pesquisadores e estão disponíveis. Falta, então, estabelecer processos simples e eficazes que levem estes conhecimentos aos produtores rurais, fazendo com que eles tenham capacidade de lidar com mudanças cada vez mais aceleradas. Muitas são as formas, vamos tecer comentários sobre uma de grande potencial: as exposições agropecuárias que ocorrem em quase todas as cidades deste país.

Ninguém consegue permanecer no campo sem renda. O lucro continua e continuará sendo sempre o melhor fertilizante.

Ninguém consegue permanecer no campo sem renda. O lucro continua e continuará sendo sempre o melhor fertilizante.

 

Aí está a oportunidade de se utilizar estes eventos para que, uma vez por ano, os produtores de cada cidade possam se reciclar, participando de cursos de treinamento bem elaborados, com uso de diferentes mídias, tendo apoio de técnicos da EMATER, de professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisas, onde possam assistir apresentações de novas máquinas e técnicas de operação, discutir seus problemas, estudar formação de cooperativas e associações, além de expor e promover seus animais e produtos.

Geralmente, o que temos visto são parques de diversões, shows musicais, desfile de moda, bebedeira e muita confusão. Aos produtores rurais, seus animais e produtos fica reservado um espaço cada vez menor e mais distante. A contratação de artistas que chegam a cobrar de 40 a 150 mil reais por hora de apresentação, leva, muitas vezes, no final de uma semana, verbas que a administração pública conseguiu economizar durante o ano e que poderiam ser melhor empregadas.

Na realidade, os únicos beneficiários destes eventos são os políticos que os organizam, pois garantem às suas administrações uma razoável quantidade de elogios, sem correr o risco de ataques por parte da imprensa ou políticos da oposição. Afinal, é preciso coragem para criticar despesas com este tipo de diversão para um povo tão sofrido.

Estes eventos tornaram-se, com raríssimas exceções, inúteis e intocáveis.

Vocês já perceberam que os nossos melhores eventos agropecuários encerram suas atividades a partir das 19 horas? É hora de começarmos a desconfiar da finalidade dos eventos que entram noite a dentro. Fica, então, a proposta de mais informação e menos show.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?