WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Plantio da mandioca em Minas deve aumentar

Produtores apostam na manutenção das boas vendas e no aumento do consumo nos próximos anos

 

Minas Gerais é um dos maiores produtores nacionais de mandioca, planta que faz parte da culinária local. Foto: Deviantart.

Minas Gerais é um tradicional produtor de mandioca, produto que teve aumento de 150% no preço médio no último ano, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Os produtores do estado esperam aumentar a produção por causa das boas vendas registradas até agora e também pela expectativa de elevação no consumo.

O extensionista da Emater-MG, Lacerda Marcelino do Carmo, afirma que a colheita das lavouras em expansão deverá coincidir com o período da Copa do Mundo, quando a demanda em hotéis bares e restaurantes deve aumentar bastante. Ele acredita que muitos turistas devem procurar o produto, que é tradicional do país.

Apenas no município de Bonfim, na região metropolitana de Belo Horizonte, mais de 500 produtores se dedicam ao cultivo da mandioca. A maioria deles trabalha em lavouras de até 4 hectares, sob o regime de agricultura familiar, mas esperam o crescimento da produção. De acordo com Lacerda, além de expandir a área plantada, eles pretendem investir em tecnologia.

Por enquanto, os produtores de Bonfim abastecem o mercado da região metropolitana, mas pretendem estender o fornecimento. Segundo o Ceasa Minas, o município já contribuiu com 1,1 mil toneladas de mandioca para vendas no local em 2012. Este número representa 37,1% do total das mandiocas entregues pelos agricultores mineiros ao Ceasa.

A maioria (84%) da mandioca produzida em Minas vem da agricultura familiar, de acordo com o Censo Agropecuário de 2006 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este ano são esperadas 808,4 mil toneladas do produto. O subsecretário de Agricultura Familiar, Edmar Gadelha, acredita que este número mostra a importância da cultura para o Estado, já que é um produto muito utilizado pela culinária local.

Gadelha ressaltou que a ação da Emater é fundamental para o aumento da produtividade da mandioca no estado, através do apoio à implementação de tecnologias simplificadas pelos produtores. Assim, segundo ele, os produtores poderão fornecer um produto de qualidade e gerar renda para as famílias.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Madison

2 de jan. de 2022

Gostaria comprar mandioca para revender no rio de janeiro

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de fev. de 2022

Olá, Madison! Tudo bem? 

O CPT trabalha com a comercialização de cursos, não fazemos indicações. 

Abraço! 

Lorena 

jefferson mecena

9 de mar. de 2013

Boa noite. Em ter lido esta noticia, sobre o plantio de mandioca nesta cidade no estado de MG, me interessei muito, pois minha cidade depende desta matéria prima, para produção de farinha de mandioca que no momento esta escasso, pois tenho maior interesse de comprar a mandioca desta cidade, se puder passar o telefone de alguns produtores, ficarei muito grato. Ateciosamente, Jefferson Mecena

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mar. de 2013

Olá, Jefferson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações recomendamos que procure em mecanismos de pesquisa como o Google produtores de mandioca em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?