WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mandiocas biofortificadas - mais nutritivas e produtivas

As mandiocas biofortificadas apresentam alto teor de carotenoides (licopeno - com propriedades antioxidantes) e baixo teor de ácido cianídrico (HCN)

Mandiocas biofortificadas - mais nutritivas e produtivas

 

 

Com a ajuda da genética, algumas cultivares de mandioca desenvolvidas pela Embrapa tornaram-se bem mais nutritivas e produtivas que as mandiocas convencionais. Estamos falando das mandiocas biofortificadas, com alto teor de carotenoides (licopeno - com propriedades antioxidantes), baixo teor de ácido cianídrico (HCN) e boa qualidade para a culinária.

Foram 10 anos de pesquisa até que se chegasse às cultivares creme, amarela e rosada (enriquecidas com licopeno). Este foi um fruto resultante do programa de melhoramento genético da mandioca de mesa da Embrapa Cerrados (DF).

As novas variedades de mandioca (macaxeira ou aipim) atendem perfeitamente à grande demanda do mercado nacional. Dentro do grupo das cultivares precoces, as mandiocas biofortificadas produzem muito mais rápido (8 meses após o plantio) – as demais produzem após 12 meses.

As variedades de polpa amarela e rosada biofortificados aceitam muito bem a irrigação e produzem muito mais rápido que as mandiocas comuns. As rosadas ganharam essa cor devido ao grande volume de carotenoides nas raízes, bem mais nutritivas que as demais.

Dentre outras vantagens, elas apresentam alto potencial produtivo, possuem estrutura que facilita os tratos culturais e a colheita, são mais resistentes às principais pragas e doenças, além de apresentarem alto valor agronômico e tecnológico.

Segundo Josefino Fialho, pesquisador da Embrapa, o trabalho da empresa foi possível graças à troca de experiências em um contínuo intercâmbio entre os produtores da agricultura familiar do cerrado, os pesquisadores e os extensionistas.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

cecilia conceição

24 de nov. de 2015

Como vou começar a plantar mandioca p vender inatura e fazer um excelente povilho p biscoito de queijo. Gostaria que informasse se tem cursos p todas as etapas como; plantio, venda etc. Caso tenha cursos online ou atraves de livros gostaria de ser informada

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de nov. de 2015

Olá, Cecília!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em conbatto com mais informações sobre os Cursos CPT Cultivo de Mandioca e Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?