WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais doenças da mandioca

A bacteriose causada por xanthomonas campestris pv. manihotis é considerada a doença mais importante da mandioca

Principais doenças da mandioca    Artigo CPT
 

De acordo com o professor Marney Pascoli Cereda, do Curso CPT de Cultivo da Mandioca, “a bacteriose causada por xanthomonas campestris pv. manihotis é considerada a doença mais importante da mandioca. Nas folhas, os sintomas são lesões locais inicialmente angulares, de aspecto encharcado, cor de palha na face superior e azulada na face inferior. Atingindo o sistema vascular, a bacteriose caracteriza-se pela morte dos brotos novos, escurecimento vascular, murcha e exsudação de goma na haste, chegando, em alguns casos, à morte das plantas”.


Na cultura da mandioca já foram identificados mais de 20 patógenos, sendo que alguns são mais frequentes e causam danos mais severos. As doenças podem ser causadas por fungos, bactérias, vírus ou protozoário.

A antracnose é causada pelo fungo colletotrichum gloeosporioides. Na cultura da mandioca ocorrem dois tipos de antracnose, a branda e a severa. Os sintomas da forma branda são lesões nas hastes e folhas, causadas por outros patógenos e pragas, ou seca de ramos terminais no final da estação de crescimento, sem causar danos à produtividade da cultura.

Já a antracnose severa provoca sérios danos. Os sintomas da doença aparecem em folhas, pecíolos e caule. Na base das folhas, as manchas são de aproximadamente 1,0 cm de diâmetro, e as fazem cair. Na haste, o fungo provoca cancros profundos, desfolha intensa e morte dos ponteiros. O controle é feito por meio da poda parcial das hastes afetadas e da queima das ramas contaminadas. Outro cuidado é o uso de variedades resistentes à doença.


As manivas infectadas são responsáveis pela manutenção e disseminação da doença, conservando o patógeno de um ano para outro e o carregando de uma área para outra. A professora Cereda, que também é pesquisadora do CERAT - Centro de Raízes e Amidos Tropicais, afirma que “a rotação de culturas é uma prática recomendada para o controle, quando o novo plantio é feito com manivas sadias. Um intervalo de seis meses na ausência de hospedeiros é suficiente para evitar a sobrevivência do patógeno”.

O uso de material propagativo sadio é a forma mais eficaz de controle. Esse material pode ser obtido pelo enraizamento de estacas jovens, sem sintomas, em áreas isoladas. No preparo das estacas para plantio, é recomendado desinfestar as ferramentas com hipoclorito de sódio a 2%.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria. 

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

wladonir

27 de mar. de 2022

as folhas da mandioca estão amarelando não é falta de água ,pois leva rega todo dia não é geada pois começou amarelo em final de março,favor me darem um solução,pois não sei mais o que fazer.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de abr. de 2022

Olá, Wladonir! Como vai?

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!

No link a seguir você também encontra informações sobre o curso Cultivo de Mandioca https://www.cpt.com.br/cursos-agroindustria/cultivo-de-mandioca

Você pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. 

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraços!!

Karina Theodoro

José Castilho de Souza Moreira

31 de ago. de 2021

Boa tarde, estou com problema na minha plantação de mandioca da espécie cacau branca, na raiz está aparecendo umas listas e manchas pretas. Por favor me ajudem. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de set. de 2021

Olá, José Castilho! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. :)

O CPT possui curso de mandioca que pode te auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

jairo gonçalves da silva

28 de mai. de 2021

Se as folhas amarelam e caem secam as pontas servem para comércio as mandiocas

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jun. de 2021

Olá, Jairo

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Mudanças no aspecto das folhas costumam indicar que a planta está doente. O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia.

Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico passa a ser um risco desnecessário para sua plantação.

Atenciosamente,

Erika

FABIANA DA FONTOURA MENEZES

11 de fev. de 2021

gostaria de saber porque meus pés de mandioca estão deitando porque aparentemente estão bem bonitos sem sintomas de doeça e estão com as folhas bem verdes.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de fev. de 2021

Olá, Fabiana

Tudo bem?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação de sua plantação.

Atenciosamente,
Erika

kleber travagin

20 de mai. de 2017

boa tarde !!!! Gostaria de saber por que meu plantio de mandioca, esta com umas raízes preta por dentro e outras não oque fazer para combater

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de mai. de 2017

Olá Kleber,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

eliando nunes ribeiro

9 de abr. de 2017

Que doença que nas pontas do deixam uma pasta nos ponteiros das mandiocas, causando o apodrecimento

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de abr. de 2017

Olá Eliando,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sua mandioca, pela descrição pode estar com Antracnose Severa, que é causada por isolados do fungo mais específicos da mandioca, provocando sérios danos em variedades suscetíveis. As condições favoráveis ao desenvolvimento da doença são alta umidade relativa e temperatura entre 18 e 23ºC. Os sintomas da doença aparecem em folhas, pecíolos e caule. Na base das folhas, são manchas de aproximadamente 1,0cm de diâmetro que as fazem cair. Na haste, o fungo provoca cancros profundos, desfolha intensa e morte dos ponteiros. O controle é feito através da poda parcial das hastes afetadas e da queima das ramas contaminadas. Outro cuidado é o uso de variedades resistentes à doença.

Mas, recomendamos que procure um consultor agrícola para mais informações sobre se é realmente a antracnose que está acometendo seu pé de mandioca.

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

José Manoel

13 de jun. de 2014

Boa noite eu gostaria de saber como se combate a broca da raiz da mandioca, pois esta causando grandes prejuízos. Atrapalhando a comercialização

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jun. de 2014

Olá, José Manoel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os principais gêneros e espécies de brocas são: Chilomina sp., Coelosternus sp., Sternocoelus granicollis, S. manihoti, Cryptorhynchus rugicollis e Lagochirus sp.

O ataque moderado de espécies  de Chilomina pode nãoa carretar perdas nor endimento de raízes, mas afeta a qualidade e quantidade de material de plantio. A infestação pode ocorrer durante o armazenamento do material para plantio. o controle da Chilomina pode ser feito pela destruição das ramas atacadas e pela seleção do material de plantio.

As larvas das espécies de Coelosternus sp. penetram na medula das ramas e se alimenta em direção à base da planta. Causam o secamento das ramas do ponto de ataque até os ponteiros, podendo causar a sua morte. Para o controle, é recomendada a destruição de restos da cultura e o uso de ramas sadias.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

jose augusto martins octav

24 de mar. de 2013

Boa noite, eu tenho uma plantação de mandioca, e no sábado deu um vento muito forte e acabou derrubando muitos pés, eu queria saber se é melhor arrancar tudo ou esperar mais pois a plantação tem 6 meses. O q devo fazer obrigado.....

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar. de 2013

Olá, José Augusto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que espere um pouco mais antes de arrancar as mandiocas que se mantiveram em pé.

Para mais informações o CPT - Centro de Produções Técnicas possui o curso Cultivo de Mandioca que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

João Paulo da Silva Andrade

1 de dez. de 2012

Gostaria de saber sobre cursos da cultura da mandioca e sobre fitopatologia.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de dez. de 2012

Olá, João Paulo!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os curso.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Amanda da Silva Maia

16 de mai. de 2012

Olá! Queria saber qual o controle químico da doença antracnose ou um meio de detê-la, sendo que a doença está presente há mais ou menos 1 ano na plantação. Peço, por favor, que me mandem uma resposta o mais rápido possível, pois a doença já está afetando a raiz, não proporcionando o seu cozimento. Obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de mai. de 2012

Boa tarde, Amanda!

Sugerimos que você entre em contato com um engenheiro agrônomo, pois somente um especialista poderá indicar o procedimento ideal. Além disso, o clima e o solo de cada região possuem características particulares que interferem diretamente no tipo de tratamento que deve ou não ser adotado.

Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?