WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Carambola é garantia de lucro ao produtor

Nativa da Ásia, é rica em vitamina C e minerais

 

 Uma caramboleira pode produzir até 500 kilos de fruto.

Planta comum em quintais e pomares das regiões mais quentes do Brasil, a carambola nem parece que foi importada. Por aqui, há mais de dois séculos, adaptou-se bem ao nosso clima, ao solo e ganhou o gosto do brasileiro. Originária da Ásia, vem conquistando também a preferência de produtores, devido à boa aceitação no mercado.

Bonita e saborosa, é rica em vitamina C e minerais e tem poucas calorias. Nem precisa ser descascada para se comer. Se já não fosse o bastante, para o produtor, a carambola ainda oferece ótima produtividade e baixo custo de produção. Uma das mais promissoras regiões produtoras da fruta é o noroeste paulista.

Na região, o produto foi cultivado para a comercialização há trinta anos. Atualmente já são mais de mil pés. Para os pioneiros, nada foi fácil, pois ninguém conhecia muito sobre a carambola.  Mas, com o tempo, eles fizeram uma seleção do melhor pé, do qual foram feitas mudas, explica Kiyoshi Shimazaki, primeiro produtor da fruta no noroeste paulista.

A seleção foi feita em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). A primeira muda foi batizada de C1, mas hoje, o pomar de Kiyoshi produz mais três outras, com sabores, cores e tamanhos diferentes. “Assim dá para agradar vários consumidores”, conta.

Uma única caramboleira pode render até 500 quilos de fruto. Mas o agrônomo Roberto Cekiya alerta que é necessário investir em manejo, pois apesar de não ter muitos problemas, é bom cuidar para que as plantas não sejam afetadas por pragas, como a mosca da fruta e a lagarta.

Por causa do sucesso da família Shimazaki, outros produtores da região se arriscaram, obtendo ótimos resultados. O pesquisador Dalmo Lopes de Siqueira, professor do curso Produção Comercial de Frutas em pequenas áreas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que não é preciso dispor de um grande espaço para se produzir a carambola. Segundo ele, a fruta pode ser rentável, mesmo em pequenas propriedades, em quase todos os lugares do país, e os custos são bem acessíveis.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?