WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tendências de mercado no agronegócio

Dados sobre o mercado orientam a escolha da atividade a ser exercida na propriedade

 

Algodão e soja estão entre os produtos com boas perspectivas para os próximos anos. Fonte: Stock.XCHNG

As informações são fundamentais no planejamento estratégico. São elas que determinam as decisões do proprietário rural. É preciso entender a economia e o mercado, as novidades e as perspectivas para ele, ou seja, as tendências. Portanto, procure conhecer a sua região e as demandas que ela possui. Quais produtos estão em alta? Como está a comercialização deles? Como ela estará a longo prazo?

Para os próximos anos, por exemplo, "os produtos mais dinâmicos do agronegócio brasileiro deverão ser o algodão, a soja, a carne bovina, a carne de frango, o açúcar, o papel e a celulose. Esses produtos são os que indicam maior potencial de crescimento da produção e das exportações", informa o relatório das Projeções do Agronegócio no Brasil 2010/11 a 2020/21.

O estudo publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) apresenta tendências de mercado. Ele mostra projeções de consumo, produção e importação. De acordo com o documento "vários produtos devem apresentar aumentos expressivos de produção nos próximos anos. Mas, a liderança nesse sentido deve ser do algodão em pluma, 47,84%, da soja grão, da 25,91%, da carne de frango, 30,0%, da cana-de-açúcar, 24,59%, do papel, 24,74%, e da celulose, 34,0%".

Uma outra propensão dentro do setor é a agricultura sustentável. A fim de reduzir a emisão de gases poluentes, várias ações têm sido implementadas por agricultores e pecuaristas. Há inclusive medidas governamentais que buscam incentivá-los. O governo pretende auxiliar projetos sustentáveis no campo por meio do Programa Agricultura de Baixo Carbono. O objetivo da inciativa é estimular a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis sem prejudicar a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais.

Além disso, devido a essa preocupação com o meio ambiente e principalmente com a futura escassez do petróleo, é possível que a produção de matéria-prima para os biocombustíveis aumente. No Brasil, as pesquisas na área são avançadas, estão sempre à procura de novos recursos renováveis e de processos melhores.

É válido ressaltar também que "tendências podem permanecer por vários anos ou podem mudar rapidamente. Quando isso ocorre, é preciso ter coragem e ser ágil para mudar a estratégia de ação, procurando novo alinhamento para as atividades da propriedade rural", aconselham os professores do curso Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Sendo assim, não basta estar munido de dados mas também efetuar uma avaliação criteriosa deles com a ajuda de profissionais capacitados. Consultores que estejam aptos a orientá-lo e que o acompanhem ao longo do planejamento estratégico.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

NADIA FERNANDES RIBEIRO

3 de jun. de 2019

Gostaria de obter informações sobre o curso sobre o agronegócios.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jun. de 2019

Olá Nadia Fernandes Ribeiro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que será fundamental para o seu sucesso no setor do agronegócio brasileiro.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?