Quer abrir uma doceria? Veja as dicas abaixo e tenha muito sucesso!

Aprender absolutamente tudo sobre o assunto, estar disposto a investir, escolher um excelente ponto comercial, adquirir bons equipamentos, são algumas das dicas que farão da sua doceria um sucesso

doces expostos em uma vitrine

 

Aprender absolutamente tudo sobre o assunto, estar disposto a investir, escolher um excelente ponto comercial, adquirir bons equipamentos, comprar insumos de fornecedores, estudar o mercado consumidor, conhecer e respeitar a concorrência, conhecer os riscos do mercado, acatar a legislação, contratar ou especializar a mão de obra, atrair, captar e fidelizar a clientela, prestar serviços, como  atendimento, de forma excelente, são algumas das dicas que farão da sua doceria um sucesso. Saiba mais sobre o assunto:

As docerias no campo da alimentação

As docerias, por estarem inseridas dentro do campo da alimentação, um dos últimos setores a serem abalados por crises econômicas, podem se adaptar a todo tipo de público e investimento. Sendo assim, é quase impossível fechar o caixa do dia sem um saldo positivo.

Características básicas do empreendedor

Apostar suas fichas em uma doceria é simples, porém necessita de algumas cautelas. Entre elas, algumas de maior relevância, são:

- Identificação com o produto, ou seja, gostar de elaborar, servir e degustar as mais diversas receitas.
- Possuir um colaborador, por exemplo um gerente, um sócio ou um familiar responsável, que conheça muito sobre esta atividade.
- Conhecer os processos administrativos do empreendimento.

A satisfação do cliente

Satisfazer toda a clientela não é tarefa fácil. No entanto, com um pouco de criatividade, flexibilidade, bom gosto, boa vontade, paciência e inovação, é possível chegar bem perto do desejável. Além disto, não economizar nos insumos, fazer uso de produtos de qualidade, fazer uma boa apresentação dos doces e, principalmente, ter um atendimento nota 10 são dicas de ouro para a satisfação e a fidelização da clientela.

Pesquisa de mercado

Antes de abrir sua doceria, faça uma boa pesquisa de mercado. Estude, por exemplo, o público-alvo, os concorrentes, os produtos que ainda não são oferecidos, o melhor local para abrir o seu negócio, o layout ideal para a sua empresa, entre outros. Se for o caso, peça ajuda do Sebrae, por exemplo, para ajudá-lo nesta etapa.

Localização

Este é um dos aspectos mais importantes para o sucesso do empreendimento, pois a partir dele  determina-se a formação do público e você poderá estabelecer outros fatores, como a linha de produtos a ser oferecida, sua quantidade diária, o tamanho do empreendimento, o horário de funcionamento. Estar próximo de escolas, comércio ou escritórios, em geral, traz bons resultados.

Custos para se abrir uma doceria

Estes são variáveis e oscilam conforme a região, o valor do aluguel, o tamanho da empresa, o número de equipamentos e se novos ou usados, o número de funcionários, veículos, entre outros. Algumas despesas, no entanto, são sempre as mesmas para quaisquer empreendimentos. São elas: energia elétrica, água, telefone, internet, honorários do contador.

Equipamentos básicos de uma doceria

Freezer horizontal com geladeira, balcão frigorífico, exaustor, espremedor de frutas, liquidificador, vitrine quente, estufa, forno micro-ondas, fogão, forno elétrico, louças em geral (talheres, pratos, copos, etc.), prateleiras para exposição de caixas de doces, banquetas, mesas, cadeiras, prateleiras para estocagem, equipamentos de informática, ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado são os equipamentos básicos de uma doceria.

Ambiente interno

É interessante procurar ajuda de um engenheiro ou arquiteto para não cometer erros ao fazer a distribuição dos ambientes, equipamentos e distribuição elétrica da sua doceria. Eles saberão organizá-la de forma a aproveitar, da melhor forma possível, todos os espaços disponíveis, acatando, sempre, as normas de segurança e higiene estabelecidas por lei. O posicionamento do estoque (sempre em área protegida, arejada e separada do público), banheiros, balcões, freezers, fogão, pia, prateleiras, bancada de trabalho, mesas e cadeiras, entre outros, são alvos destes profissionais.

Número de funcionários

Levando-se em consideração apenas um turno de trabalho, uma doceria de pequeno porte deverá oferecer, no mínimo, um balconista, responsável pelo atendimento aos clientes, um ajudante de cozinha que poderá, dependendo da ocasião, ajudar no atendimento ao público e o empreendedor, supervisionando todo o movimento da empresa em tempo integral. Quanto maior a empresa e quanto maior o tempo de funcionamento, maior deverá ser o número de funcionários.

Contratação e capacitação da mão de obra

É bom lembrar que a mão de obra entra em contato direto com a clientela. Sendo assim, algumas características são necessárias, tais como: preocupação com o asseio pessoal e higiene, boa aparência e bom contato pessoal. Ser paciente e gentil contribui bastante para o bom atendimento aos clientes. A capacitação constante desses profissionais na arte do bem servir e etiqueta pessoal é essencial para o sucesso do negócio.

Fornecedores

Atacadistas, distribuidores, importadoras, supermercados, feiras livres, açougues, casas de frios, panificadoras, adegas, doceiras e salgadeiras devem fazer parte da sua lista de fornecedores. Escolha os melhores.

Estoque

Recomenda-se que a contagem do estoque seja feita diariamente, logo após o fechamento do estabelecimento, para que os produtos de maior saída nunca faltem nas prateleiras. A aquisição das mercadorias, por sua vez, deve ser bem planejada e variará de acordo com as características do estabelecimento e especialmente com os hábitos de consumo da clientela.

Legislação Específica

Registro na Junta Comercial; Registro na Secretária da Fazenda; Registro na Prefeitura do Município; Registro no INSS; Registro no Sindicato Patronal e Alvará de funcionamento são algumas das providências que o empreendedor deverá tomar para que a doceria funcione dentro da legalidade. Além disto, consultar o PROCON, para adequar os produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), e o Código Sanitário (especificações legais sobre a condições físicas), também deverá ser feito pelo dono da doceria.


Por Silvana Teixeira.
Fonte: Emprega Brasil.

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