WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual a importância da matéria orgânica para o solo?

Importância da matéria orgânica para a saúde do solo e a produtividade das plantas


A importância da matéria orgânica, dada o papel que desempenha no aumento da produtividade do solo, é reconhecida tanto na prática como nos estudos laboratoriais. O problema é que atualmente não é generalizada a prática de incorporação de matéria orgânica ao solo, apesar de sua importância, explica o Prof. Kunio Nagai do Curso CPT Agricultura Natural.

A) Influência da matéria orgânica (biomassa) e do húmus nas propriedades físicas do solo:

• Melhoria da estrutura física do solo:

O húmus e a matéria orgânica (biomassa) contribuem para o estabelecimento de uma estrutura adequada no solo, permitindo uma maior circulação de ar e água. O húmus atua como agente cimentante das partículas do solo, formando agregados bastante estáveis, principalmente aqueles com dimensões inferiores a 1,0 mm. O complexo argilo-húmico formado dispersa-se mais dificilmente do que o agregado de argila.

• Aumento da capacidade de infiltração de água da chuva:

A capacidade de infiltração de água da chuva é a quantidade de água que pode penetrar em uma determinada área do solo em um tempo determinado. A matéria orgânica do solo aumenta essa capacidade, pois o húmus e a matéria orgânica incorporada evitam a formação de uma crosta impermeável e aumentam a agregação e a estruturação do solo.

• Aumento da aeração:

A aeração do solo é necessária para permitir a troca entre o CO2 expirado pelas raízes e pelos microrganismos do solo, que se encontram nos espaços porosos do solo, e o oxigênio do ar atmosférico. Essa aeração do solo é melhorada com a incorporação de matéria orgânica, devido ao aumento da porosidade. A aeração ótima está em torno de 25%.

• Redução da plasticidade e da coesão do solo:

O húmus atenua o efeito negativo da consistência plástica e pegajosa excessiva dos solos argilosos, que se manifesta quando se apresentam molhados.

• Aumento da capacidade de retenção de água:

A fração representada pela matéria orgânica, especialmente pelo húmus, pode reter de quatro a seis vezes mais água que seu próprio peso. Como resultado prático, isso pode diminuir a erosão.

• Diminuição da variação da temperatura diária do solo:

O húmus e a matéria orgânica (biomassa) são maus condutores de calor, o que ajuda a evitar a elevação excessiva da temperatura do solo causada pela radiação solar. Estudos mostram que, em solo normal, a 5,0 cm de profundidade, a temperatura pode variar até 30°C em certo período. No entanto, em áreas adjacentes com matéria orgânica incorporada, a variação de temperatura não passou, em média, de 10°C.


Qual a importância da matéria orgânica para o solo?

Descubra o segredo para o sucesso no Curso CPT Agricultura Natural, oferecemos conhecimento de ponta, prático e confiável para você se destacar no mercado. Com conteúdos atualizados e orientações especializadas, este curso é sua porta de entrada para uma carreira de sucesso na pecuária. Invista em você mesmo. Invista em conhecimento.

Deixe seu comentário abaixo!

Conheça agora os Cursos na Área Agricultura Orgânica.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?