WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cód.: 45923
Prof. Dr. Per Christian

O que o Curso Inclui?

  • Carga Horária: 60 horas
  • Filmes Demonstrativos: 3h 47min
  • Tempo de Acesso: 1 ano
  • Conteúdo Interativo: 254 págs.
  • Avaliação
  • Livro Digital
  • Certificado Digital
  • Acesso Imediato
  • ISBN: 978-85-466-0442-5

Bônus: exercícios no final de cada módulo com respostas corretas

Sobre o Curso

Por muito tempo, professores e escola eram algumas das poucas fontes de informação a que uma criança ou jovem tinham acesso. Atualmente, entretanto, as fontes de informação de fora da escola se multiplicaram. As informações veiculadas na mídia chegam de forma rápida e fácil a qualquer pessoa, colocadas de modo descomplicado e atrativo. Com isso, a quantidade de conteúdo a ser estudado pelos alunos e a competição com a mídia têm se constituído em um grande desafio para os professores e as escolas.

Neste curso, você vai aprender a aplicar as metodologias ativas de aprendizagem e vai verificar como essas ferramentas são poderosas para fazer frente a esses problemas. Você vai ver como aumentar a aprendizagem dos alunos em termos quantitativos e qualitativos, tornando o seu trabalho mais efetivo e recompensador.

A aprendizagem ativa é aquela em que o processo de ensino-aprendizagem não acontece, simplesmente, com os alunos na sala de aula, recebendo, ouvindo e escrevendo informações passivamente. Ao contrário, os alunos se tornam verdadeiros protagonistas do processo de aprendizagem, o que viabiliza o cumprimento dos programas de ensino e uma aprendizagem mais efetiva.

Professor do Curso

Prof. Dr. Per Christian Braathen

Prof. Dr. Per Christian Braathen

Doutor em Educação pela University of Wisconsin - Madison. Foi professor por vários anos da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIVIÇOSA - MG.

  • Módulo 1 - Estratégias Básicas de Aprendizagem Ativa
    • 1.1. Introdução
    • 1.2. Buscando efetividade para o ensino
    • 1.3. Foco na aprendizagem e o aluno como protagonista do processo
    • 1.4. O próprio aluno ajudando a aumentar o conteúdo estudado
    • 1.5. Experiências reais e o uso da problematização
    • 1.6. O conceito de formação por competências e como trabalhar isso com os alunos
    • 1.7. Tipos de metodologias de aprendizagem ativa
    • 1.8. Variação da atenção do aluno ao longo do tempo
    • 1.9. Práticas comuns de ensino que comprometem a aprendizagem
    • 1.10. Preparação para as metodologias ativas
    • 1.11. Como se constrói o conhecimento e o papel do aluno
    • 1.12. Bases pedagógicas para a adoção de metodologias ativas
  • Módulo 2 - Metodologias Ativas para Aulas Expositivas
    • 2.1. Fatores que reduzem o potencial de aprendizagem de uma aula expositiva
    • 2.2. As principais limitações da aula expositiva, sob a ótica das metodologias ativas de aprendizagem
    • 2.3. Ações para tornar a aula mais ativa
    • 2.4. Estratégia de "perguntas e respostas"
    • 2.5. Não aceitar "não sei" como resposta - como fazer isso
    • 2.6. A aula dialógica
    • 2.7. Técnica do bilhete de um minuto
    • 2.8. O aquário das perguntas
  • Módulo 3 - Aprendizagem Cooperativa - Atividades em Grupo
    • 3.1. Aprendizagem cooperativa: estratégias que aumentam o envolvimento e tornam o aluno mais ativo
    • 3.2. Bases para a implementação da aprendizagem cooperativa
    • 3.3. Estratégias e atividades para aprendizagem cooperativa
    • 3.4. Trabalhos/atividades em duplas e a estratégia de Peer Instruction
    • 3.5. PARPD (Pensando Alto na Resolução de Problemas em Duplas - TAPPS - Thinking Aloud Pair Problem Solving)
    • 3.6. Trabalho em pequenos grupos
    • 3.7. Atividades em grupo fora da sala de aula (aprendizagem cooperativa)
    • 3.8. Metodologia de projetos
    • 3.9. Avaliação
  • Módulo 4 - Sala de Aula Invertida - Flipped Classroom
    • 4.1. Introdução
    • 4.2. Sala de aula invertida - origem da metodologia
    • 4.3. Bases pedagógicas
    • 4.4. Como funciona a estratégia
    • 4.5. Mídias
    • 4.6. Recursos das TICs mais utilizados e sua preparação
    • 4.7. Outras estratégias de trabalho
    • 4.8. Avaliação
  • Módulo 5 - Sala de Aula de Aprendizagem Ativa - Active Learning Classroom
    • 5.1. Introdução
    • 5.2. Novas abordagens para a Sala de Aula Invertida: Peer Instruction
    • 5.3. O surgimento da TEAL (Technology Enabled Active Learning)
    • 5.4. A reconfiguração da sala de aula como base da metodologia ativa
    • 5.5. A dinâmica das aulas
    • 5.6. Aplicação de TICs durantes as aulas
    • 5.7. Conclusão
  • Módulo 6 - Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL - Sigla do Inglês Problem Based Learning
    • 6.1. Origens da metodologia
    • 6.2. Mas o que é PBL?
    • 6.3. Aprofundando um pouco mais
    • 6.4. E o papel do professor?
    • 6.5. Variações de abordagem da PBL
    • 6.6. PBL Simples
    • 6.7. PBL Complexo - (A solução Geritol) Disciplina: Biologia Celular
    • 6.8. Project based learning - aprendizagem baseada em projetos
    • 6.9. Avaliação

Certificação pela Universidade Online de Viçosa

Ao fazer um Curso online do CPT, o aluno adimplente será submetido a uma avaliação e, sendo aprovado neste curso, receberá um certificado emitido pela UOV - Universidade Online de Viçosa. A UOV é uma Instituição Certificadora, afiliada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Nossos certificados são registrados, contendo em sua frente o nome da Instituição Certificadora e o do CPT - Centro de Produções Técnicas, o nome do aluno, o título do curso, a carga horária, a data de emissão do certificado e as assinaturas do responsável pelo Setor de Avaliação e do Diretor do CPT. Em seu verso, é descrito o Programa do Curso, com a impressão do carimbo oficial da Instituição Certificadora, o número do Registro e a assinatura do responsável pelo Registro.

O Registro do Certificado fica oficializado e o Setor é responsável por prestar informações a qualquer pessoa, empresa ou instituição sobre a veracidade do documento. Veja um exemplo ilustrativo do Certificado de Conclusão de Curso.

Veja um exemplo ilustrativo do Certificado de Conclusão de Curso (frete).
Veja um exemplo ilustrativo do Certificado de Conclusão de Curso (Verso)

Este Curso possui uma avaliação constituída de 20 questões elaboradas, criteriosamente, abordando todo o conteúdo do Curso.

Para ser aprovado, o aluno adimplente deverá obter um desempenho igual ou superior a 70% (setenta por cento) de acerto das questões da avaliação. Abaixo de 70% (setenta por cento), o aluno reprovado terá ainda mais 2 oportunidades de fazer a avaliação final, ou seja, o aluno terá direito a três chances para receber o certificado.

A partir da quarta chance, o aluno deverá efetuar uma rematrícula do curso, na qual terá mais três chances.

Apenas o aluno que realizar a prova e for aprovado receberá o certificado. O Certificado tem validade para fins de provas de títulos ou curriculares, como certificado de capacitação profissional, aperfeiçoamento, ou qualificação, respeitando a carga horária descrita. O certificado NÃO pode ser utilizado para outros fins, como certificado de curso técnico, curso de graduação ou pós-graduação, por exemplo.

  • Professores, palestrantes, políticos, diretores, gerentes de empresas.
  • Demais pessoas que desejam se capacitar para falar em público.

Nos Cursos CPT você encontra o que há de melhor em EAD – Ensino a Distância, no país. Os motivos são muitos, mas vamos destacar apenas alguns. Veja!

Professores Especializados

Professores Especializados

- Os cursos são elaborados por professores altamente especializados em suas áreas de atuação.

- Os professores escolhidos possuem grande experiência prática na área do curso. Portanto, não são conteudistas, tutores ou parafraseadores.

- Os professores estão presentes nos filmes, transmitindo informações ao aluno por meio de depoimentos e demonstrações claras dos processos ou das técnicas a serem aprendidas, o que é relembrado em ilustrações especiais ao longo do curso.

- Os professores são os autores e assinam um conteúdo de altíssima qualidade.

Curso com Metodologia Diferenciada

Curso com Metodologia Diferenciada

- Os cursos destacam-se, dentre os demais formatos, por serem objetivos, práticos, eficientes e por oferecerem um grande volume de informações, em um curto espaço de tempo.

- O curso é constituído de conteúdo para leitura (na versão online o conteúdo completo está disponível nas páginas digitais e o livro digital é um resumo destas), além de apresentar atividades interativas e filmes que mostram a prática.

- No conteúdo para leitura, você encontra as diretrizes e toda a parte teórica do curso. De tempo em tempo, há uma chamada para que você assista a um filme específico, complementando as informações lidas. Em cada módulo, existem exercícios para fixação dos assuntos abordados e, ao final do curso, há uma avaliação que lhe dará direito a um certificado.

- “Uma imagem vale mais do que mil palavras.” É com base neste conceito que os Cursos CPT são elaborados. Assim, nos filmes, o aluno recebe informações diretamente do professor e é transportado, por meio de imagens, a uma realidade prática, mostrando exemplos de processos, fabricação, produção, entre outros assuntos. Um diferencial inigualável!

- Você pode estudar em qualquer lugar, definindo seu próprio ritmo! Para começar a se capacitar, não existem entraves: você não depende de turmas ou pontos físicos de aula.

- Você faz um curso elaborado por uma Instituição com 38 anos de experiência e sucesso, que capacitou mais de 2 milhões de alunos.

Avaliação dos Cursos

Avaliação dos Cursos

- Índice de alunos que julgaram o seu aproveitamento no curso ótimo ou bom: 91%.

- Índice de alunos que acharam que os cursos superaram ou atingiram suas expectativas: 98%.

- Índice de alunos que acharam a metodologia do curso, quanto ao processo ensino-aprendizagem, excelente ou boa: 94%.

Uma Equipe Especial

Uma Equipe Especial

- Por trás de um Curso CPT, existem centenas de profissionais especializados e motivados, que têm como principal função apoiar e contribuir com os Professores na busca de soluções para facilitar a aprendizagem dos alunos.

- Um Conselho Editorial, que é um grupo constituído de profissionais altamente qualificados, com a importante responsabilidade de avaliar, propor melhorias e aprovar a liberação do curso dentro de um padrão otimizado para os alunos. O Conselho Editorial é que dá o tom e o respaldo para a uniformidade e manutenção da qualidade dos cursos.

- Especialistas nas mais diversas áreas, como: equipe pedagógica, diretores de produção, diretores de fotografia, editores de vídeo, especialistas em computação gráfica, diagramadores de livros, revisores de português, equipes de TI, dentre outros trabalham com irrestrita confiança de que os cursos irão despertar sonhos e gerar histórias de sucesso junto aos nossos alunos.

Curso Metodologias para Aprendizagem Ativa

Preencha para ver a oferta

Desejo receber um cupom de 5% OFF diretamente em meu Whatsapp

Veja os Depoimentos dos Alunos deste Curso

  • Sônia Maria Ferreira Da Costa DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO - CE

    Quero parabenizar essa instituição por ter curso tão brilhantes e nos proporcionar essa oportunidade de realizar esses cursos à distância.

  • GILBERTO ALVES BARBOSA FILHO BROTAS - SP

    Ótimo curso.

  • Rodrigo Paschoal Prado CATALAO - GO

    Parabéns pelo curso. Precisamos de mais capacitações com esse nível de conteúdo para melhorarmos nosso trabalho na educação brasileira. Grato.

  • Marcella Cândia D Oliveira CAMPO GRANDE - MS

    ótimo curso

  • Roseanne Elis Falconi Guerrieri RIBEIRAO PRETO - SP

    ótimo

  • Cassia Rodrigues de Jesus Silva SAO PAULO - SP

    Excelente!

  • Vanessa Santos da Luz da Silva CRICIUMA - SC

    Foi bom

  • SANDRA MARA MUTZENBERG SAO PEDRO DA SERRA - RS

    GOSTEI MUITO DE LER O LIVRO, UMA LINGUAGEM FÁCIL E ACESSÍVEL.

  • Juliana Rizzo Gnatta Damato SAO PAULO - SP

    O curso oferece materiais atuais e de qualidade. Recomendo.

  • Luciana Bill Mikito Kottwitz CASCAVEL - PR

    Ótimo curso.

  • Gabriela Feitosa Esplendori SAO PAULO - SP

    O curso ampliou minha forma de pensar e planejar as aulas para meus alunos.

  • Patricia Emanuella Silva de Oliveira MACEIO - AL

    Esse curso me surpreendeu positivamente, o material para estudo foi muito bom, bons artigos, bons vídeos, bons exemplos.

  • Maria José Ferreira CAMPO GRANDE - MS

    Estou adorando essa metodologia. Estou aplicando em sala de aula e deu muito certo com um maior desempenho dos alunos.

  • Kellyda Antonia Casemiro VOLTA REDONDA - RJ

    Achei de grande qualidade e de enriquecimento profissional para mim.

  • Daniela de Oliveira Carvalho SAO PAULO - SP

    Super dinâmico, atual e moderno. Ótimas dicas de leituras complementares.

Receba Mais Informações

Se preferir, clique aqui e mande-nos um WhatsApp.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?