WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer ter acesso a dicas de ouro sobre consórcio de milho com braquiária? Baixe agora nosso e-book gratuito!

O e-book gratuito Dicas de Ouro sobre Consórcio de Milho com Braquiária traz importantes informações sobre as vantagens do sistema de consórcio milho-braquiária

Quer ter acesso a dicas de outro sobre consórcio de milho com braquiária? Baixe nosso e-book gratuito!

No Brasil, a primeira implantação de consórcio de milho com braquiária foi em 2001 no Goiás. Desde então, os produtores têm implementado as culturas consorciadas em suas propriedades, pois trata-se de um sistema que apresenta uma série de vantagens, a começar pela redução dos custos com a pastagem. Vale descarar que esse investimento é alto para a aquisição das sementes e a compra de adubos e corretivos.

No sistema consorciado do milho com a braquiária, o produtor combate a erosão, reduz as plantas daninhas, aumenta a rentabilidade dos negócios com a venda dos grãos e ganha com os efeitos residuais dos fertilizantes. Sem falar que a implantação do consórcio milho-braquiária melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. De fato, os benefícios são inúmeros. Daí a importância de se adotar o sistema de culturas consorciadas.

O milho é a cultura mais utilizada com esse fim por vários motivos, dentre eles, apresenta fácil adaptação quando em consórcio e possui grande demanda no mercado. Já a Brachiaria decumbens, a Brachiaria brizantha e a Brachiaria ruzizienses são as mais utilizadas, pois apresentam fácil adaptação a vários tipos de solos do país, ótima cobertura vegetal do solo e rápido estabelecimento.

O uso de ambas as culturas vem do fato de o milho crescer mais rapidamente que a braquiária, além de vencer a competição com plantas de menor porte, como essa forrageira. Além disso, o milho acumula maior volume de massa seca nas fases iniciais de desenvolvimento. Isso o permite capturar a radiação ativa na fotossíntese enquanto a braquiária aproveita menos esse recurso, crescendo mais lentamente.

Já o sistema mais sustentável para implantação do consórcio milho-braquiária é o plantio direto, pois apresenta baixo impacto ambiental e reduz os custos do produtor. No SPD, a máquina passa apenas uma vez na área para fazer a semeadura. Já no preparo convencional do solo, as máquinas passam várias vezes: uma com o arado, duas com a grade e mais uma vez para a semeadura, o que torna o sistema mais caro ao produtor.

Com o objetivo de orientar os produtores já atuantes e os futuros investidores no setor, a equipe de conteúdo desenvolveu o e-book gratuito Dicas de Ouro sobre Consórcio de Milho com Braquiária. Este é um brinde exclusivo do CPT – Centro de Produções Técnicas, como forma de reconhecimento e respeito pelo árduo trabalho dos empreendedores rurais.

Nosso livro digital é constituído de importantes informações sobre uso do milho em consórcio com braquiária, braquiárias mais utilizadas, implantação do sistema de consórcio milho-braquiária, vantagens do sistema de consórcio milho-braquiária, causas de fracasso na implantação do milho com a braquiária, plantio direto, vantagens do plantio direto, controle de plantas daninhas, dessecação, aplicação de herbicidas em pós-emergência e muito mais!

Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens de Alimentação Animal: 

Formação de Pastagens com Braquiária em Consórcio com Milho

Cultivo de Milho Hidropônico - Para Alimentação Animal

Seleção de Forrageiras

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?