WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Feno: alternativa de alimento para o gado na seca

Um pecuarista mineiro encontrou uma excelente alternativa de alimento para o gado na época da seca: o feno de braquiarão

Feno

 
Uma fazenda em Várzea da Palma, em Minas Gerais, encontrou uma excelente alternativa de alimento para o gado na época da seca: a produção de feno. A ideia partiu do médico veterinário e proprietário da Fazenda Vale da Vereda, pois a região onde cria suas cabeças de gado sofre com longos períodos de estiagem, por isso, o professor Josvaldo Ataíde, do Curso CPT de Produção de Feno, trouxe as melhores dicas. 


Atualmente a propriedade chega a uma produção de 2,5 mil toneladas de feno de capim braquiarão em 500 hectares de terra. O feno consegue alimentar todo o gado da fazenda e o que sobra é vendido a outros pecuaristas, muitos, pois a pecuária de corte é a principal atividade da região.


Os maiores gastos do fazendeiro ocorrem na coleta do capim seco e no enfardamento do feno. O processo acontece da seguinte forma: um equipamento corta o capim, enquanto outro o espalha para a secagem. Assim que seca (cerca de 3 dias após a colheita), o capim entra pela parte debaixo da enfardadeira que, com o auxílio de correias, forma fardos amarrados e prontos para o uso.


Embora gaste mais na coleta e no enfardamento do capim, o pecuarista economiza com mão de obra e evita perdas de alimentos. Enfim, esta é uma opção de negócio, de fato, lucrativa e promissora.


Segundo o pecuarista mineiro, com apenas um corte de braquiarão por ano, a produtividade já atendeu às suas expectativas. Mas para os próximos anos, ele aumentará a produção de feno para 5,0 mil toneladas, com dois cortes por ano.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos. 

Por Andréa Oliveira.
Fonte: Globo Rural.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

DARCIO BRESCIANI

15 de mai. de 2022

Gostei

Nace Julio

20 de out. de 2021

Como preparar ou enfardar o campim

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de dez. de 2021

Olá, Nace! Como vai? 

Agradecemos sua visita em nosso site!

O processo acontece da seguinte forma: um equipamento corta o capim, enquanto outro o espalha para a secagem. Assim que seca (cerca de 3 dias após a colheita), o capim entra pela parte debaixo da enfardadeira que, com o auxílio de correias, forma fardos amarrados e prontos para o uso.

O CPT oferece curso de Pastagens e Alimentação do Animal, que aborda esse e diversos outros assuntos essenciais para alimentação desses animais. 

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em conato com informações sobre o curso. 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?