Na hora de uma entrevista de emprego sempre dá aquele friozinho na barriga. Mas o melhor é se preparar e ficar bem calmo porque, segundo uma pesquisa feita pela Catho Online, empresa de classificados de currículos na internet, se sair bem na entrevista é o principal fator para a contratação de um profissional.
Numa escala feita de 0 a 10, o desempenho na entrevista ficou com 7,5 pontos de média. O estudo foi feito com 46.067 entrevistados. Outros fatores também foram considerados, como competências comportamentais (7,3), experiência técnica relativa ao cargo (6,7) e formação acadêmica (6,2). Alguns pontos não foram bem apontados, como participação em redes sociais (3,1), trabalhos voluntários (2,9) e fluência em idiomas (2,5).
De acordo com a pesquisa, as entrevistas têm um papel classificatório de grande relevância. Cerca de 48% das empresas, em especial as de grande porte, fazem mais de uma entrevista antes da contratação. Em média, são entrevistados de 4 a 5 candidatos para uma única vaga.
Para o diretor de marketing da Catho Online, Adriano Meirinho, quem contrata deve analisar não só o currículo mas também certas características do profissional que indiquem se ele tem o perfil de funcionário que a empresa procura. Essa é a razão de algumas vezes ocorrem tantas entrevistas.
O administrador de empresas Hélvio Tadeu Cury, professor do curso Gestão de Pessoas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que para se sair bem em uma entrevista o candidato precisa, antes de tudo, agir com naturalidade, pois se vai trabalhar na empresa, não adianta esconder quem você é.
Por: Maria Clara Corsino.
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