WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Inseminação artificial em ovinos multiplica por dez as coberturas da monta

O melhoramento genético melhora a fertilidade do rebanho, proporciona ao criador animais prontos para o abate mais jovens e, para o consumidor, carne de melhor qualidade

 

A inseminação em ovinos propicia uma maior organização das atividades na propriedade e um melhor controle no manejo do rebanho.

 

O manejo reprodutivo das ovelhas tem por objetivo fazer com que os animais tenham o maior número de crias ao longo de sua vida, seja para produção de carne, lã ou leite. Como também que, a cada geração, as crias sejam superiores aos seus genitores.

Com a inseminação é possível multiplicar o número de coberturas feitas por um carneiro de alto valor genético, em uma única estação de monta, mais de dez vezes que seria conseguida com a monta natural dirigida.

O professor Dr. Luís Fonseca Mattos, no curso Inseminação Artificial em Ovinos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta alguns dos benefícios da inseminação na atividade ovina. “Os principais benefícios diretos são, a facilidade da implantação de programas de melhoramento genético e a possibilidade de levar o sêmen para propriedades que não podem ter reprodutores de alta qualidade genética além da oportunidade para a comercialização do sêmen”.

O criador também pode contar com vantagens indiretas. “A técnica induz a uma maior organização das atividades na propriedade e a um melhor controle no manejo do rebanho. Como consequência, ocorre um aumento da eficiência nos serviços zootécnicos”, acrescenta o professor doutor em produção animal.

É importante destacar que para executar um processo de seleção deve-se considerar fatores como a definição de metas, os registros de produção de todo o rebanho, a diferenciação entre efeitos genéticos e ambientais sobre a capacidade reprodutiva dos animais. Somente depois de considerados todos esses aspectos que se faz o descarte e a seleção das ovelhas e carneiros.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?