WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Exposição ao sol pode alterar a fisiologia de ovinos

Ovinos da raça Dorper e Merino Branco expostos ao sol demonstraram maior capacidade em perder calor pela transpiração que os ovinos da raça Santa Inês

Exposição ao sol ovinos

Pesquisa realizada na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, pela zootecnista Cláudia Caroline Barbosa Amadeu e orientada por Evaldo Antônio Lencioni Titto, apontou que a exposição ao sol pode alterar a fisiologia de ovinos. Nas pesquisas, ovinos da raça Dorper e Merino Branco demonstraram maior capacidade em perder calor pela transpiração que os ovinos da raça Santa Inês.

Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível perceber que as três raças tiveram parâmetros fisiológicos alterados devido à exposição ao sol. A grande surpresa ficou por conta da raça Santa Inês que, por ser brasileira, deveria ter mais tolerância às condições ambientais estressantes de altas temperaturas. No entanto, esses animais mostraram mais vulnerabilidade à radiação, quando comparados aos animais das raças Dorper e Merino Branco, de capacidade termolítica menor.

“Os dados podem nos indicar mais especificamente o que se passa com os animais quando estão em situações de estresse térmico, podendo assim os criadores intervirem com manobras de manejo como, pastos com presença de sombras ou galpões arejados e horários de pastejo desses animais - visto que estes procuram se alimentar nas horas mais frescas do dia, assim, obteremos o maior desempenho possível desses animais”, afirma Cláudia.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Accoba.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?