WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Preço elevado da carne ovina incentiva investimento em rebanho

Devido à alta no preço da carne dos ovinos, especialmente cordeiros, alguns criadores passaram a investir no rebanho

Devido à alta no preço da carne dos ovinos, especialmente cordeiros, alguns criadores passaram a investir no rebanho

 

Como o preço da carne ovina aumentou consideravelmente no mercado, o investimento na criação de ovinos de corte tornou-se algo bastante promissor. Um dos fatores que contribuem para isso é o elevado potencial que apresenta o mercado consumidor desse tipo de carne nos grandes centros urbanos. Isso graças ao abate de ovinos que produzem uma carcaça de melhor qualidade a preços compensadores tanto para o criador como para o consumidor.

Devido à enorme procura pela carne de ovinos, especialmente cordeiros, alguns criadores do Ceará passaram a investir no rebanho. Atualmente, o estado tem o terceiro maior rebanho de ovinos do país, passando de dois milhões de cabeças, das mais diversas raças. É importante salientar que qualquer raça pode propiciar carne de alta qualidade, já que o fator de maior interferência nas características sensoriais da carne, como o sabor, o aroma e a maciez, é a alimentação.

Além da alimentação, os aspectos mais importantes a serem considerados em um sistema de produção de cordeiros para o abate são a velocidade de crescimento, o peso vivo ao abate e a composição da carcaça. A determinação do peso ótimo de abate deve levar em consideração a qualidade da carcaça, as questões econômicas e as preferências dos consumidores.

Na França, por exemplo, existe a preferência por carcaças entre 15 e 18 kg, ao passo que na Espanha, o peso mais aceito está entre 8 e 11 kg. Já no Brasil, o peso da carcaça entre 12 e 15 kg tem excelente comercialização. A quantidade de gordura é o principal fator determinante do peso ideal de abate.

O excesso de gordura, como consequência de pesos de abate inadequados, afeta a qualidade do produto final. Além disso, repercute na viabilidade econômica da produção, pois parte dos nutrientes ingeridos pelo animal é transformada em tecido indesejado pelo consumidor moderno.

Enfim, o que se procura é um peso de abate onde a proporção de músculos da carcaça seja máxima e a gordura seja suficiente para conferir à carne características adequadas ao mercado.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: G1.

Confira o Curso CPT Criação de Ovinos de Corte.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?