WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hotelaria - indústria hoteleira contrata mão de obra de diversas áreas

A indústria hoteleira transformou-se, cresceu e hoje contrata mão de obra especializada de diversas áreas, como a administrativa, comercial, saúde, alimentação, eventos e a de entretenimento

Hotelaria - indústria hoteleira contrata mão de obra de diversas áreas

 

Em tempos modernos, onde tudo se transforma na velocidade da luz, adequar-se às novas situações do cotidiano é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. É assim com o mundo, é assim com o setor de hotelaria brasileira, que já não é o mesmo de vinte anos atrás. Naqueles tempos, desvalorizado e mal compreendido, o ramo de hotelaria podia ser ingressado por qualquer um, apto ou não para atuar na área, bem estruturado ou não, visando ou não o conforto do cliente, almejando ou não a qualidade total na prestação dos serviços. Hoje, é muito pelo contrário. A indústria hoteleira transformou-se, cresceu, almejou novos desafios e trilhou em rumo ao sucesso. Para alcançar seu objetivo, no entanto, o setor teve de abrir suas portas para novos profissionais, de outras áreas, dispostos a atuarem no ramo hoteleiro. Entre as áreas foco dos grandes hotéis, destacam-se a administrativa, comercial, saúde, alimentação, eventos e a de entretenimento.

Com a abertura de mercados nos anos noventa, porém, a indústria hoteleira brasileira deu seu grande salto

Com a abertura de mercados nos anos noventa, a indústria hoteleira brasileira deu seu grande salto

Com a abertura de mercados nos anos noventa, porém, a indústria hoteleira brasileira deu seu grande salto. O setor ganhou um caráter mais profissional, necessitando de mão de obra especializada, com pessoal treinado e devidamente capacitado para a atuação dentro de suas funções. Com isto, investir em hotelaria passou a ser uma opção interessante e economicamente viável, já que o Brasil passou a ter maior visibilidade e respeito diante do mundo, o que impulsionou o desenvolvimento do País.

Em plena expansão, o setor hoteleiro do Brasil passou a ser mais competitivo. Redes nacionais e internacionais passaram a investir na construção de belíssimos hotéis em todo o País. Neste cenário, em um mundo competitivo ganha o empreendedor que oferecer as melhores opções, com preços acessíveis, conforto em suas dependências físicas e primor na prestação de serviços ao cliente. Começou, então, o tempo dos luxo, da beleza e do conforto em hotelaria.

Para acompanhar tamanhas mudanças e já vislumbrando pegar carona com o crescimento do setor, instituições de ensino passaram a oferecer cursos de capacitação de mão de obra, mais bem elaborados e organizados, que atendessem à grande demanda disposta a trabalhar na indústria hoteleira. A partir desta iniciativa, as redes hoteleiras passaram a se debater na busca dos melhores profissionais, com disposição para o trabalho, iniciativa, comprometimento e que tivessem o perfil desejável para lidar com clientes.

Os grandes hotéis não só procuram, como empregam os bons profissionais de diversas áreas

Os grandes hotéis não só procuram, como empregam os bons profissionais de diversas áreas do conhecimento

Constata-se até aqui, que muito mudou ao longo das últimas décadas. O que era antes uma opção pouco desejada passou a ser alvo de grandes empreendimentos. Surgiram, então, inúmeras oportunidades de crescimento profissional para aqueles que ingressavam na área, desde as relacionadas à operação hoteleira, até cargos administrativos de grande relevância. Afinal, administrar com sucesso empreendimentos de tamanho porte exige mão de obra especializada. Ainda assim, mesmo aqueles que iniciaram em setores operacionais como recepção, restaurante ou mesmo governança, passaram a vislumbrar perspectivas abrangentes de crescimento profissional na hotelaria. Muitos desses, os que investiram em si mesmos, aprimorando seus conhecimentos e práticas, tiveram seus esforços reconhecidos e conseguiram suas merecidas promoções.

Além de contratar incontáveis profissionais formados na área administrativa, as redes de hotéis  necessitam, também, da mão de obra dos profissionais formados área comercial. Este é um dos departamentos que o setor hoteleiro mais contrata e com grande regularidade, sendo, inclusive, dependente de perfis específicos. Mas, engana-se quem pensa que os interesse da hotelaria param por aí. Outra profissão carente de profissionais experientes para atuarem no ramo da hotelaria é a de desenvolvimento de novos negócios. Algumas exigências desse setor são: tino comercial, visão de boas oportunidades e de estratégica de mercado, bom relacionamento interpessoal, e facilidade com números. Por fim, é importante salientar que além dos empregos oferecidos dentro do próprio mercado, ao longo dos últimos anos a hotelaria também tem sido fonte de mão de obra para outros setores como o da saúde, alimentação, eventos e entretenimento.

Saber trabalhar em equipe, ter bom relacionamento interpessoal e saber tratar os clientes são características essenciais para se trabalhar em hotéis

Saber trabalhar em equipe, ter bom relacionamento interpessoal e saber como lidar com os clientes são características essenciais para se trabalhar em hotéis

Conheça os Cursos CPT, da área Hotelaria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre eles, destacam-se:

Curso CPT Como Administrar Hotéis 

Curso CPT Treinamento de Camareira
 

Curso CPT Treinamento em Reservas e Recepção 

Curso CPT Treinamento de Governanta 

Curso CPT Marketing em Hotelaria 

Curso CPT Segurança em Hotéis 

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?