WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Benefícios do uso da água no cultivo hidropônico

O cultivo hidropônico pode ser feito em áreas urbanas e mesmo em locais com restrições agrícolas

Cultivo hidropônico

O cultivo hidropônico de plantas agrega cultivares que se desenvolvem sem a utilização de solo e são alimentados por meio de uma solução nutritiva. Entre os diversos sistemas hidropônicos, como cultivo em cascalho, argila expandida, areia e lã mineral, o mais conhecido é o que utiliza água. Esse tipo de produção é classificada como fechada, pois a solução nutritiva é bombeada para os canais de cultivo e, após a irrigação das plantas, é drenada de volta para o reservatório.

Há duas formas de produção no cultivo com água. Uma delas é o fluxo laminar de nutrientes (NTF), um sistema circulante, que permite grande variedade de adaptações e é muito utilizado nos cultivos comerciais. Outra maneira é a dos canais em nível, feitos, geralmente, sobre a superfície do solo e revestidos com polietileno rígido, ou feitos em alvenaria e revestidos com plástico.

De acordo com o que professor José Damião de Jesus Filho, doutor em nutrição de plantas, afirma no curso Hidroponia: cultivo sem solo, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “as principais vantagens do cultivo hidropônico em água são o baixo custo de implantação do sistema, a facilidade da operação e de esterilização do cultivo, a facilidade de manejo e a economia de fertilizantes”.

A hidroponia é uma técnica com bastante aplicação em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva. Pode ser feita em áreas urbanas e até mesmo em locais com restrições agrícolas, com solos muito pobres ou muito inclinados. Por meio do sistema hidropônico podem ser produzidas hortaliças, frutas, flores, cereais, plantas medicinais, aromáticas, condimentares e forrageiras, como milho, aveia e alfafa.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?