WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Arborização e cafeicultura, a união que faz a força

Algumas propriedades empregam plantas, como a banana-prata e o coqueiro-anão, que além de fornecerem sombra, promovem retorno financeiro

Cultivo de café conilon em consórcio com o de seringueira.

Cafeicultores brasileiros estão usando em boa escala os cultivos consorciados com árvores. Na maioria dos países produtores o café é cultivado sombreado. No Brasil, grande parte da produção é originada do monocultivo a pleno sol, mas alguns estados já se beneficiam da arborização.

Para a implantação é preciso verificar as espécies adequadas para o clima da região. De modo geral, as plantas devem ter raiz profunda, grande capacidade de geração de matéria orgânica, sementes que não se confundam com o café e ter a capacidade de perder folhas, fator importante para o inverno. No início da plantação é aconselhada a utilização de plantas de crescimento rápido, que irão proteger o café no começo.

Um grande benefício dessa técnica é a garantia de melhor qualidade do café, que segundo o professor Ph.D. Juarez de Souza e Silva, é o fator essencial para qualquer cafeicultor. O sucesso do produtor moderno ocorre em função de vários fatores, como redução nos custos de produção, aumento na produtividade e, principalmente, na busca constante por melhor qualidade, que é a garantia da conquista de novos mercados consumidores.

As principais vantagens da arborização são as climáticas, como a redução dos ventos, que trazem pragas e quebram os galhos; a radiação solar e a geada. A técnica também garante a maturação mais lenta do café, permitindo, assim, maior tempo de colheita.

A arborização resulta na sustentabilidade do plantio, pois diminuiu a erosão do solo e promove sua  nutrição, o que também reduz os gastos na adubação. Um ponto desfavorável é a necessidade, em alguns casos, de usar duas colhedeiras. Outro agravante é a propensão à broca, devido ao solo úmido e à sombra, mas é possível fazer esse controle com o uso de inseticida.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?