WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai construir um capril? Olho vivo nessas dicas!

Em qualquer sistema de produção, os animais estão sob a ação do ambiente, das instalações, e das práticas de manejo, que podem prejudicar ou ajudar o animal em seu potencial de produção


Em qualquer sistema de produção, todos os animais estão sob a ação do ambiente, das instalações, e das práticas de manejo, que podem prejudicar ou ajudar o animal na expressão de seu potencial de produção. “O produtor de leite pode interferir no ambiente de vida desses animais, buscando aumentar o conforto, obtendo, com isso, melhor desempenho do rebanho”, explica Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, professora do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução.

O conforto tem forte relação com fatores como o frio, o calor, a insolação, a chuva, a umidade, o manejo empregado e os fortes ventos. Fatores e intempéries podem ser controlados e amenizados, ou mesmo anulados no âmbito da produção dos caprinos, utilizando-se instalações adequadas. É preciso lembrar que as instalações interagem com todas as etapas produtivas dos sistemas de produção, podendo facilitar e reduzir a mão de obra para as tarefas diárias, favorecer o manejo do rebanho e o controle de doenças, dar mais segurança aos animais e aos tratadores. As cercas dividem as pastagens, enquanto em galpões são armazenados os insumos.

Vai construir um capril? Olho vivo nessas dicas!

As instalações mais importantes na criação de caprinos são as seguintes:


- Centro de manejo (curral de manejo): local onde os animais são reunidos para as diversas práticas de manejo como marcação, vacinações, vermifugação, pesagem, entre outros.
- Saleiros: estrutura necessária para o fornecimento de mistura mineral, também conhecida como sal mineral ou simplesmente sal.
- Apriscos: estrutura destinada ao abrigo dos animais que, em determinadas situações, é utilizado só à noite, e em outras todo o tempo (confinamento de reprodutores ou de cabras em lactação em confinamento).
- Pedilúvio: estrutura em forma de tanque, com profundidade de alguns centímetros, suficiente para que os pés dos animais sejam mergulhados em solução de produto veterinário usado no combate a doenças dos cascos. Deve estar localizado na entrada do centro de manejo ou dos apriscos, ou mesmo no brete de manejo, de forma que os animais sejam todos obrigados a passar por ele.
- Currais: áreas cercadas onde os animais podem ser reunidos para diversos tipos de manejo que não exijam contenção.
- Esterqueiras: local onde as fezes recolhidas nos currais, nas instalações de confinamento ou ordenha, são depositadas até sua destinação final.
- Bretes: estrutura de madeira, com formato de um corredor, usada para direcionamento e contenção coletiva dos animais durante o manejo.
- Cercas: podem ser convencionais (de arame liso ou farpado) ou elétricas.
- Comedouros: também chamados de cochos, são locais para colocação de alimentos sólidos consumidos pelo rebanho.
- Sala de ordenha: local onde é feita a coleta do leite, que pode ser manual ou mecânica.
- Bebedouros
- Galpões

 



Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?