WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A importância da água para as cabras

Vital para qualquer criação, a água deve ser ofertada em abundância para as cabras

Cabras bebendo água

A Doutora em zootecnia e professora do Curso CPT Criação de Caprinos de Corte, Cristiane Leal dos Santos anuncia que, assim como a alimentação, a água é um bem vital para qualquer criação e tem várias funções nos organismos dos animais, sendo imprescindível dar atenção a cada detalhe no fornecimento de água.

Nas cabras que se encontram em período de lactação, o consumo varia de 5 a 6 litros por dia, o que tem impacto direto na produção de leite, pois, quanto mais leite ela produz, mais água ela consome. A temperatura também influencia nesse consumo, uma vez que, no calor, os animais bebem mais água para conseguir suprir as perdas do organismo.

Temos, a partir dessas informações, que a água desempenha papel fundamental na criação e no organismo dos animais, agindo como um dissolvente indispensável dos alimentos, atuando na digestão e absorção deles, na conservação da elasticidade dos órgãos e tecidos e na regulagem da temperatura corporal através da evaporação e transpiração. Ainda, ela realiza o transporte dos princípios nutritivos resultantes da digestão e torna possível a eliminação dos produtos da desassimilação.

Quando a criação de cabras é alimentada com rações formadas por forragens verdes, há a necessidade apenas de menores quantidades de água como suplemento, ao passo que elas necessitam de doses maiores ao ingerirem produtos concentrados.

É importante fornecer água limpa, abundante, fresca e em bebedouros que estejam higienizados, principalmente para cabras em gestação ou lactação e os animais em crescimento. Água contaminada ou em péssimas condições físico-químicas propiciam a transmissão de doenças orgânicas, infecciosas e parasitárias. Para um animal que está em plena produção de leite, é necessário ofertar uma dose suplementar de água.

Animais que não recebem água suficiente tendem a perder o apetite, não extraindo o máximo da alimentação e, consequentemente, perdem peso. As necessidades estão relacionadas a vários fatores, como o volume do corpo do animal, temperatura e grau de umidade do ambiente, tipo de alimentação (como mencionado), estado de saúde, raça, idade e sexo.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cabras:

Criação de Caprinos de Corte
Criação de Cabras Leiteiras – Instalações, Raças e Reprodução
Criação de Cabras Leiteiras – Cria, Rechia e Produção de Leite

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?