WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual é a diferença entre terapia floral e outras abordagens terapêuticas?

Comparando diferentes métodos de tratamento

A diferença entre terapia floral e fitoterapia.

A fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratar doenças, fundamentando-se nos princípios ativos das plantas, que podem ser tóxicos em determinadas quantidades, explica Olinto José de Oliveira Neto, professor do Curso CPT de Florais – Preparo e Utilização.


As plantas na fitoterapia são empregadas em diversas formas, como chás, tinturas, xaropes, emplastros, cataplasmas, banhos, pós e extratos secos encapsulados. Já na Terapia Floral, apenas as flores são utilizadas na preparação das essências. Essas essências são altamente diluídas e não têm matéria física suficiente para efeito farmacológico. São seguras e não tóxicas devido à sua natureza vibracional, sendo empregadas no tratamento de doenças emocionais.


A diferença entre terapia floral e aromaterapia.

A aromaterapia é um método terapêutico que utiliza óleos essenciais, os quais são compostos por substâncias químicas de baixo peso molecular (voláteis), incluindo terpenos, sesquiterpenos, cetonas, aldeídos, ésteres, fenóis, entre outros.

Os óleos essenciais podem ser extraídos de várias partes das plantas, como folhas, flores, casca, caule e rizomas. Por serem altamente concentrados, podem ser tóxicos se ingeridos. São aplicados em banhos, massagens, inalações ou podem ser ingeridos. Em contraste, os florais são preparados exclusivamente a partir de flores, não apresentando toxicidade. Possuem uma natureza vibracional e não química.


A diferença entre terapia floral e homeopatia.

A homeopatia, criada por Hahnemann no século XIX, é um sistema terapêutico vibracional. Utiliza medicamentos feitos a partir de substâncias vegetais, animais e minerais, que passam por diluições e sucussões sucessivas até que não reste mais matéria, apenas energia. Um princípio fundamental é a "lei dos semelhantes" onde se busca um medicamento que produza sintomas semelhantes aos do paciente em um indivíduo saudável.

Na homeopatia, o equilíbrio do indivíduo é restaurado pelo uso de um medicamento semelhante à doença, seguindo o princípio da lei dos semelhantes. Já na terapia floral, o equilíbrio é alcançado por meio de essências que se opõem aos padrões negativos da personalidade, promovendo virtudes positivas.

Para Hahnemann, a causa da doença reside no desequilíbrio da energia vital, enquanto para Bach, a doença é resultado do conflito entre a personalidade e o Eu Superior.

Um dos princípios fundamentais da Homeopatia é o da prescrição do remédio único, visando tratar o paciente em sua totalidade. Por outro lado, na terapia floral, várias essências podem ser indicadas simultaneamente.

Na preparação de medicamentos homeopáticos, é necessário diluir e dinamizar o remédio por meio de sucussão, movimentos verticais repetitivos. Já os florais são diluídos, mas não passam pelo processo de dinamização.


Qual é a diferença entre terapia floral e outras abordagens terapêuticas?

O Curso CPT de Florais – Preparo e Utilização é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Plantas Medicinais.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?