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Como uma empresa identifica seu mercado-alvo? Você sabe?

O mercado-alvo é o segmento de mercado que a empresa se esforça para atender com o seu composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção)

Como uma empresa identifica seu mercado-alvo? Você sabe?   Artigos Cursos CPT

 

O mercado-alvo é o segmento de mercado que a empresa se esforça para atender com o seu composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção), afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa.

A empresa deve definir quem está dentro ou fora do segmento de mercado que pretende atender. Um segmento, por sua vez, precisa evidenciar um potencial atual ou uma necessidade potencial, ser economicamente acessível, reagir aos esforços de marketing e ser estável.

Segmentos que surgem e desaparecem não são interessantes. Uma boa segmentação envolve a divisão do mercado por uma sucessão de variáveis. As bases utilizadas para esta divisão são: localização geográfica (limites políticos, área comercial); características demográficas (idade, sexo, estado civil, raça, nacionalidade, religião, tamanho da família); características socioeconômicas (renda ocupação, educação); características psicológicas (personalidade, atitudes, estilo de vida, atividades, interesses, opiniões ou valores); características relativas ao atributo do produto (benefícios, lealdade à marca); características comportamentais do consumidor (razões de compra, lealdade, influência de compra); características relativas ao benefício buscado pelo consumidor (satisfação sensorial, psicológico); características relativas ao ramo de marketing (tipo de atividade, tipo de distribuição ao consumidor, tipo de compradores); características relativas ao marketing mix (preço, marca, promoção de vendas, merchandising, publicidade, esforço de vendas, canal de distribuição).

O equilíbrio financeiro depende de um correto posicionamento estratégico no seu segmento de mercado, para depois estruturar os recursos de forma a obter o maior benefício na venda de produtos e serviços.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Planejamento financeiro e controle financeiro na gestão empresarial
Quais são os 10 princípios do controle financeiro, você sabe?

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Por Silvana Teixeira.

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