WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bicho-da-seda produz, por casulo, até mil metros de seda

Com a sericicultura você pode aumentar seus rendimentos


A sericicultura é uma arte milenar, iniciada na China há cerca de 5.000 anos, para obtenção de fios de seda. No Brasil, a introdução do bicho-da-seda ocorreu no estado do Rio de Janeiro, no ano de 1848. Em 1922, em Campinas, foi criada a Indústria de Seda Nacional - S.A. A partir daí, a sericicultura tornou-se uma importante atividade para a agroindústria brasileira.

O bicho-da-seda produz um casulo do qual se extrai os fios, para formar um tecido de toque suave, cobiçado no mundo inteiro e que nunca sai da moda, muito importante para o setor têxtil. O sistema de produção é feito de forma integrada com as indústrias de fiação. Os produtores compram, dessas, as lagartas em fase inicial de desenvolvimento, e vendem para as mesmas os casulos produzidos. Essa atividade abrange a produção de casulos, o cultivo da amoreira para a criação do bicho-da-seda e as atividades referentes à produção e preparo dos ovos.

Atualmente, o mercado mundial para a seda e seus produtos encontra-se em expansão. Além do uso tradicional, vem sendo desenvolvidas novas aplicações para essa fibra nobre, abrindo perspectivas para os exportadores de matérias-primas e produtos acabados do setor. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de fios de seda e ainda tem potencial para aumentar mais sua produção e, consequentemente, seus ganhos com a exportação.

Vale ressaltar que, a sericicultura tem se desenvolvido, sobretudo, nas pequenas propriedades rurais, onde predomina o trabalho familiar, sendo uma boa alternativa de diversificação e grande geradora de renda. O elemento primordial para que se inicie a atividade é o plantio da amoreira (Morus alba L.), conhecida por amoreira branca. Suas folhas são consideradas alimento básico para as lagartas do bicho-da-seda.

Bicho-da-seda  produz, por casulo, até mil metros de seda


Esperando contribuir com produtores e demais interessados, esclarecendo as principais dúvidas e contribuindo para um melhor planejamento e consequente desenvolvimento da sericicultura, disponibilizando informações acerca das técnicas para uma correta criação do bicho-da-seda, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Criação do Bicho-da-Seda”, no qual você estará recebendo informações do professor Alfredo Alcides Goicochea Huertas do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Viçosa - MG.

A criação do bicho-da-seda pode ser dividida em dois estágios, o jovem e o adulto, no qual há a produção dos casulos que são vendidos para as empresas fiadoras. Cada casulo pode render até mil metros de seda, sendo que 5 kg de casulo produzem 1 kg de seda bruta. Vale lembar que a qualidade dos casulos é essencial no momento da venda, sendo que a boa produção depende do pleno desenvolvimento das lagartas. Para isso, é necessário um manejo eficiente da criação, assim como o controle e prevenção de pragas e doenças.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francisco de Araújo Lima

28 de mar. de 2024

Gostaria de entender mais sobre o assunto e como faço para entrar nesse negócio.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2024

Olá, Francisco de Araújo Lima! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

JOSÉ ROBERTO GARCIA PEREIRA

6 de jan. de 2024

Gostaria de mais informações , sou de Barra do Ribeiro RS, gostaria de testar essa produção se adaptar em nossa região RS.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jan. de 2024

Olá, José Roberto Garcia Pereira! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Agnaldo Pereira Bravo

14 de jul. de 2020

Bom dia! Meus pais têm uma propriedade em Mariluz, noroeste do Paraná e eu tenho pesquisado por novas culturas que pudessem ser implementadas lá no sitio, para fugir um pouco dos tradicionais soja e mandioca. Me interessei pela sericicultura. Gostaria de mais informações sobre investimentos, trabalho, riscos e lucratividade. Aguardo resposta...

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jul. de 2020

Olá, Agnaldo

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que está interessada na criação de bicho-da-seda. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso que será essencial para o seu sucesso na atividade.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Gizele Jaros

11 de ago. de 2019

Preciso saber dos casulos: colheita, seleção, tipos de casulos, classificação e comercialização

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de ago. de 2019

Olá Gizele Jaros,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que está interessada na criação de bicho-da-seda. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso que será essencial para o seu sucesso na atividade.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Cristóvão

16 de jul. de 2019

Boa tarde, Queria saber quantos bichos-da-seda eu posso ter em um galpão com 5 x 7 metros. E qual seria a produção anual em peso?

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jul. de 2019

Olá Cristóvão,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em um galpão com esta dimensão, é possivel ter uma produção mensal de aproximadamente 45Kg, o que resultará em uma produção anual de 540Kg.

Para ter total domínio na área de criação de bicho-da-seda, o ideal é realizar cursos de capacitação. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Amilton Jose Benfica

27 de set. de 2018

olá tudo bem como faço pra adquirir e virar um produtor de bicho de seda

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de set. de 2018

Olá Amilton,

Agradecemos a visista e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre os cursos, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

marilia tasso santos

11 de set. de 2017

adorei este site,tudo que eu preciso eu encontro confire você tudo que você que aqui tem

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2017

Olá, Marilia.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

CARLOS DIAS

12 de jan. de 2017

Qual o tipo de clima para se criar o bicho da seda,e a partir de quanto tempo começo a produzir?

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jan. de 2017

Olá Carlos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nos primeiros sete dias de vida, durante a primeira e a segunda idade da lagarta, a temperatura ideal para o local de criação (galpão) é de 26 a 27 graus e umidade relativa do ar de 90%. Na terceira e quarta idades, são recomendados de 24 a 25 graus e umidade de 75%, enquanto na quinta idade o ideal é 23 graus e umidade de 70%.  Quando atinge tamanho que varia de sete a oito centímetros e não come mais, o bicho-da-seda deve ser transferido para o "bosque", um suporte para o inseto tecer o fio. Num movimento constante da cabeça, a lagarta produz um casulo em volta de si, a partir de um fio contínuo de cerca de 1,2 metro.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Elizene dias dos reis

12 de jan. de 2017

Olá, moro em goias e me interessei pela criação do bicho-da-seda. Gostaria de saber se pra cá é apropriado

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jan. de 2017

Olá Elizene,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O galpão para a criação de bicho-da-sed que deve ser devidamente climatizado, onde nos primeiros sete dias de vida, durante a primeira e a segunda idade da lagarta, a temperatura ideal para o local de criação é de 26 a 27 graus e umidade relativa do ar de 90%. Na terceira e quarta idades, são recomendados de 24 a 25 graus e umidade de 75%, enquanto na quinta idade o ideal é 23 graus e umidade de 70%. O CPT possui o Curso a Distância Criaãço de Bicho-da-seda que pode ser de grande ajuda no seu início da atividade. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Amanda Pessoa

10 de jan. de 2017

Gostaria de saber se conseguimos criar o bicho-da-seda em Minas Gerais. Ou só em lugares de clima mais fresco.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jan. de 2017

Olá Amanda,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não existe uma região adequada para criação de bicho-da-seda, e sim o galpão de criação que deve apresentar condições ideias para a criação. A temperatura do galpão deve ser: nos primeiros sete dias de vida, durante a primeira e a segunda idade da lagarta, a temperatura ideal para o local de criação é de 26 a 27 graus e umidade relativa do ar de 90%. Na terceira e quarta idades, são recomendados de 24 a 25 graus e umidade de 75%, enquanto na quinta idade o ideal é 23 graus e umidade de 70%.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?