WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Drogas, como lidar com este problema?

A família tem papel importantíssimo na luta contra às drogas

 

Quanto mais cedo o jovem inicia sua vida no álcool mais cedo ele terá problemas ligados a isto

 Quanto mais cedo o jovem inicia sua vida no álcool mais cedo ele terá problemas ligados a isto

 

O uso de drogas não constitui um problema específico dos jovens. Existem diversos problemas sociais que vem abalando, continuamente, o alicerce das famílias brasileiras, desnorteando os jovens, e levando-os a uma total insegurança. Neste contexto, a UNESCO, visando coibir o aumento gradativo do consumo de drogas, pelos adolescentes, iniciou um programa destinado a combater o uso das drogas, por meio da educação.

Os recursos utilizados para combater este consumo devem ser dirigidos tanto aos jovens quanto aos adultos. Uma vez que, alguns adultos, fazem uso de vários tipos de drogas, com a desculpa de estarem buscando alívio para as tensões da vida moderna. É neste sentido que entram o café, o fumo e o álcool, dito como indispensáveis à vida cotidiana.

Quanto mais elevado é o nível social e econômico do jovem, mais assediado ele será para entrar no mundo das drogas. Isto se deve ao fato dele dispor de recursos para manter o consumo próprio e gerar lucros para os traficantes. No entanto, as favelas são os lugares mais apropriados para a proliferação do vício. Lá encontram-se jovens frustados, na miséria e passando fome, além de muitos carregarem um complexo de inferioridade que os leva a serem vítimas fáceis dos traficantes.

Neste contexto, a família tem um papel importantíssimo. Ela deve agir de maneira compreensiva, afetiva, esclarecedora e amorosa. Para o jovem, ou até mesmo o adulto, que esteja envolvido com as drogas, é de suma importância ter o apoio dos familiares, pois, caso contrário, ele estará ainda mais vulnerável a este problema social.

São muitas as causas que levam ao vício, e estas giram em torno de curiosidade, conflito familiar, insegurança, imaturidade, desinformação, dentre outros fatores que, associados ao incentivo dos traficantes, podem levar os jovens ao primeiro contato com as drogas e, em seguida, ao uso contínuo.

Como saber se seu filho está usando drogas

Esta é a grande preocupação dos pais. O que deve ser feito, sempre, é convidar os filhos para uma conversa amigável, apesar de se tratar de uma tarefa difícil. Pais e filhos devem esclarecer dúvidas de maneira franca e afetiva.

Todavia, alguns sinais são bem nítidos nos dependentes de drogas, inclusive nos iniciantes. Comportamentos como baixa no rendimento escolar, eles evitam fazer as refeições junto da família, são agressivos, têm os olhos constantemente avermelhados, aparência pessoal e higiene passam a ser segundo plano. Todos esses exemplos são fortes indícios do uso da droga.

Como fazer para ajudar os seus filhos

Como se sabe os filhos têm o costume de imitar os pais, por isso, é importante que desde cedo, os pais evitem o uso de cigarros e bebidas alcoólicas dentro de casa. Outro aspecto importante é não deixar os filhos abandonados. É necessário que haja interação entre pais e filhos, para que estes sintam-se amparados e amados.
Outro aspecto a ser considerado é o relacionamento com o álcool. A bebida alcoólica é a mais consumida pelos jovens, e por esse motivo é imprescindível que os pais não façam uso de bebidas na frente dos filhos. Quanto mais cedo o jovem inicia sua vida no álcool mais cedo ele terá problemas ligados a isto, além de correr sérios riscos de usarem outros tipos de drogas.

Tratamento e recuperação

A família ocupa posição de destaque no tratamento e na recuperação dos viciados. Antes de medicamentos e internações em clínicas, o jovem precisa de apoio e carinho por parte de toda a família. Sem contar que ele precisa querer se recuperar, caso contrário será perda de tempo e dinheiro qualquer iniciativa. O tempo de recuperação irá depender do tipo de droga que a pessoa usa e também dos valores pessoais da mesma.

Outro aspecto importante no tratamento é a escolha do local. No Brasil, existem inúmeros centros de recuperação de viciados. Existem hospitais especializados nesse tipo de tratamento para desintoxicação e acompanhamento posterior. Entretanto, existem também locais inadequados, cuja finalidade única é ganhar dinheiro. Os familiares precisam pesquisar e ficar atentos a estes tipos de estabelecimentos.

Pensando nestes problemas sociais o CPT- Centro de Produções Técnicas elaborou dois cursos intitulados de DROGAS NÃO! Para jovens e adolescentes e DROGAS NÃO! Para pais e professores, ministrados por Cid Martins Batista. No curso, pais e professores terão a oportunidade de aprender como lidar com este problema psico-social-familiar. Segundo Cid Martins Batista, os pais não podem esquecer a ascendência que eles têm sobre os filhos. Por isto, é importante lembrá-los que, mesmo antes da escola, compete-lhes a orientação correta dos filhos.

 

Por: Beatriz Lázia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?