Todo planejamento visa conhecer e atender as necessidades, sejam elas internas ou externas. No entanto, sabendo-se que o cliente é o único relacionamento que gera receita e pode, se bem trabalhado, gerar lucro, eis aqui a grande importância do planejamento e das boas práticas de administração, nas pequenas empresas.
Existem vários tipos e níveis de planejamento nas empresas, principalmente as pequenas, com características e objetivos diferentes. Pode-se citar o planejamento mercadológico, financeiro, da produção, de recursos humanos (ou do capital humano, para sermos mais atuais) e o organizacional. É importante salientar, então, que qualquer que seja o tipo, o planejamento aumenta em complexidade conforme o tamanho das empresas e só por meio de um extenso trabalho sobre ele que o objetivo real da empresa será alcançado, ou seja, o lucro.
“Grandes empresas têm departamento exclusivo para planejar as suas ações. As pequenas empresas não necessitam de algo tão complexo, mas nem por isso deixarão de se orientar”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas..
Atualmente, devido à complexidade da competição, o tamanho das burocracias governamentais, a flexibilidade dos mercados e o peso dos interesses, surge a necessidade de se fazer efetivamente o controle e o planejamento empresariais. Eles determinam as metas e as ações para alcançá-las, e também especificam padrões em relação aos quais o desempenho real de uma empresa pode ser confrontado.
Dominar as práticas de administração financeira e o planejamento de recursos são de particular importância para indivíduos e grupos que estejam iniciando ou já iniciaram um negócio e queiram trabalhar em uma base cooperativa, que visa utilizar e preservar os recursos financeiros disponíveis e, na medida do possível, gerar riqueza para os sócios, funcionários, e com impacto positivo na comunidade em geral. Esses indivíduos, gestores, deverão dominar os princípios, perspectivas e linhas mestras para ampliar o domínio de escolha e encorajar a vontade de liderar empresas pelo planejamento e uso de recursos.
No entanto, é bom esclarecer que a melhor estratégia para administrar uma pequena empresa e conquistar mercados está longe de ser alcançada. Essa procura desafia os indivíduos, preocupados em controlar os seus custos, desenvolver produtos e serviços diferenciados, com qualidade e menor preço.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, entre eles o Curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Saiba mais sobre a administração financeira de pequenas empresas, acessando os artigos abaixo:
Administração financeira - análise de custos, preços e valores
Administração financeira - sistema de custos, como implantar?
Administração financeira - a contabilidade auxilia na gestão de custos?
Administração financeira - a importância da contabilidade de custos e despesas
Administração financeira - sistemas, formas e metodologias no controle e gestão dos custos
Por Silvana Teixeira
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