WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais as funções e habilidades de um recepcionista de hotel?

A figura do recepcionista é uma das mais importantes do hotel, por isso o profissional deve possuir funções e habilidades específicas

Recepcionista de hotel

A recepção é o local onde os hóspedes têm o primeiro contato com o hotel. Como o próprio nome já diz, a função é recepcioná-los da melhor forma possível.

É a partir daí que a figura do recepcionista assume papel principal no sucesso de um hotel, pois esse profissional deverá ser bem capacitado, de forma a causar a melhor primeira impressão possível.

Lairson Sena, autor do Curso CPT Treinamento em Reservas e Recepção, exalta a figura do recepcionista, reconhecendo sua importância e relatando que ele deve ser um profissional capacitado, comunicativo e dedicado, representando a hospitalidade do local onde trabalha.

Então, quais devem ser as funções e habilidades de um bom recepcionista de hotel?

Funções


Basicamente, um recepcionista deve recepcionar, orientar e dar o primeiro apoio aos hóspedes, oferecendo um norte para que eles não se sintam perdidos. No geral, devem:

- Atender ao telefone;
- Verificar e responder e-mails;
- Realizar o cadastro dos hóspedes;
- Fazer as reservas, as pré-reservas e os cancelamentos;
- Cuidar do check in e do check out;
- Gerenciar e receber pagamentos;
- Solicitar táxis para os hóspedes;
- Controlar as reservas;
- Cuidar da ordem da recepção;
- Sanar todas as dúvidas dos hóspedes em relação ao hotel;
- Dar informações turísticas;
- Mediar as informações entre os setores do hotel.

Vale ressaltar que essas funções podem variar de hotel para hotel, de acordo com o tipo e tamanho de hotel.

Habilidades


- Autonomia

O recepcionista deve ser um profissional autônomo, isto é, resolver problemas por si só, sem depender da ajuda de outros setores. Ainda, deverá saber responder às perguntas dos clientes, direcionando-os para o setor responsável quando elas não se referirem à recepção. Deve estar sempre em busca das melhores soluções para os mais diversos problemas.

- Organização

Qualquer funcionário precisa ser organizado com o seu serviço. Com o recepcionista, não poderia ser diferente: tanto com os horários de chegada e saída do serviço, quanto com o controle de reservas, pagamentos, é preciso organização para otimização de tempo e maior produtividade.

- Responsabilidade

Haja vista que esse profissional lida com setores e funções vitais do hotel em que trabalha, ele precisa ser extremamente responsável ao desempenhas todas as suas tarefas.

- Imparcialidade

Por receber hóspedes variados, o recepcionista deve manter-se imparcial face às diferentes aparências, modo de falar ou desejo dos clientes. Ainda, determinados clientes não devem ser favorecidos em detrimento de outros, tratando todos da mesma forma.


Conheça os Cursos CPT da Área Hotelaria:


Como Administrar Hotéis
Treinamento em Reservas e Recepção
Marketing em Hotelaria

Fonte: Hospedin – blog.hospedin.com
por Renato Rodrigues

Faça já o Download Grátis
Faça já o Download Grátis O Setor Hoteleiro e Suas Características

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Djailson Melo

8 de ago. de 2022

Tenho interesse em aprender

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de set. de 2022

Olá, Djailson.

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Se você quer ficar fera nesse assunto, conheça nosso curso Treinamento em Reservas e Recepção https://bit.ly/3x6Stpq.  

Uma de nossas consultoras entrará em contato com informações para esclarecer suas dúvidas. 

Atenciosamente,

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?