WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Café Orgânico - áreas com remanescências e policultura

No plantio do café orgânico, a vegetação de cobertura nas áreas vazias e entrelinhas de plantio devem ser recuperadas para conservar áreas com remanescências da vegetação natural

Café Orgânico - áreas com remanescências e policultura. Foto: Hacienda El Roble

 

O plantio do café orgânico deve ser realizado, deixando-se que a vegetação de cobertura, nas áreas vazias, assim como nas entrelinhas de plantio, se recupere. O cafeicultor de lavouras orgânicas também deve deixar palhas e restos de culturas para evitar a erosão. Dessa forma, o terreno deve ser limpo somente nas linhas de plantio, permitindo que os outros espaços sejam vegetáveis. Esses cuidados são para promover a conservação de áreas com remanescências da vegetação natural e de reflorestamento. Também, tem o objetivo de manter o equilíbrio biológico do agroecossistema, prever a construção de barreiras de retenção dos sedimentos nos escoadouros e construir caixas de contenção para recebimento dos excessos de águas pluviais. Além disso, os tratamentos visam a promover a arborização da área, ou seja, as árvores se transformam em barreiras como quebra-vento e para demasiada exposição aos raios solares.

- Policultura

A policultura, ou seja, o cultivo do café associado ao cultivo de árvores frutíferas ou árvores de sombra ainda traz outras vantagens. Uma delas são as folhas e ramos secos que as plantas oferecem e se transformam em cobertura morta que se espalha naturalmente sobre o cafeeiro. Assim, quando passam pelo processo de degradação, tornam-se fertilizante orgânico, protegendo, dessa forma, a lavoura das plantas invasoras.

A técnica de arborização, que é diferente do sombreamento pleno, tem as seguintes finalidades:

- Reciclagem de nutrientes das camadas mais profundas;

- Proteção contra o vento excessivo que desidrata as folhas tornando a planta mais vulnerável;

- Menor incidência de pragas e doenças;

- Maturação mais uniforme de frutos ou uma maior proporção de cerejas para serem descascados;

- Uniformização da florada; e

- Maior atividade de inimigos naturais, além de facilitar a observação de que os cafeeiros que estão logo abaixo das respectivas árvores apresentam crescimento e frutificação normais.

Lavouras cafeeiras diversificadas, além de mais corretas do ponto de vista ambiental, são economicamente mais seguras, visto que o preço do café está sempre sujeito às flutuações de mercado.

Aprimore seus conhecimentos sobre a produção de café orgânico, acessando os Cursos CPT, da área Cafeicultura, entre eles o Curso Produção de Café Orgânico, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?