WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de milho inclui-se em toda a cadeia animal

Essa é uma cultura de grande e diversificada utilização na sociedade moderna, e um dos produtos agrícolas de mais ampla distribuição mundial

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2114/m-cultivo-milho.jpg

O milho é uma cultura utilizada em todo mundo, muito importante na alimentação animal e humana.

O milho é, sem dúvida, um dos cereais mais cultivados em todo o mundo e responsável pela produção de itens muito utilizados, tanto para a alimentação humana e animal, quanto para o fornecimento de matérias-primas para a indústria.

Cultivado em todo o Brasil, na agricultura familiar e nas grandes empresas agropecuárias, está presente em toda a cadeia produtiva animal. É uma cultura de grande e diversificada utilização na sociedade moderna, e um dos produtos agrícolas de mais ampla distribuição mundial. Seu uso em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo, cerca de 70%, no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 50% é destinado a esse fim, enquanto que no Brasil, varia de 60 a 80%, dependendo da fonte da estimativa e de ano para ano.

No mundo moderno, dentre as espécies originárias das Américas, o milho é, certamente, a de maior importância econômica e social. Nas propriedades rurais do Sudeste do Brasil, sua cultura é considerada de muita importância, viabilizando o sistema produtivo pela agregação de valores na propriedade e pela sua função na alimentação humana e animal.

A agricultura familiar compreende grande diversidade cultural, social e econômica, podendo variar desde o campesinato tradicional até a pequena produção modernizada. As principais características dos agricultores familiares são a independência de insumos externos à propriedade e o fato de a produção agrícola estar condicionada às necessidades da família e ao intercâmbio ecológico. Essa situação mostra o alto valor de uso e a importância econômica do milho no sistema produtivo desse contexto, apesar da ausência de excedentes para comercialização.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2114/m-producao-milho-pequenas-propriedades.jpg

A agricultura familiar compreende grande diversidade cultural, social e econômica.

O cultivo de milho pode ocorrer em monocultura ou consorciado. O consórcio é utilizado por 54% dos produtores e representa 10,2% da produção. Diante disso, nota-se que, apesar da grande utilização dos cultivos consorciados pelos produtores de milho, o volume de produção nesse sistema é muito baixo em relação à monocultura.

A capacidade de produção brasileira pode ser bastante aumentada, pois somente 2/3 da área colhida são oriundos de lavouras adubadas. Deve-se considerar, ainda, que a quantidade de adubo utilizada, na maioria das vezes, está abaixo da recomendada. Logo após a aprovação da Lei de Proteção de Cultivares, em 1997, surgiu novo cenário na indústria sementeira de milho. As empresas transnacionais adquiriram as brasileiras e, como consequência, o mercado de sementes  está bastante concentrado.

Atualmente, pode-se notar que todas as empresas fazem uso da proteção de cultivares de espécies autógamas; patenteamento de genes; lançam cultivares responsivos ao aumento de insumos externos; híbridos simples, precoces, com grãos tipo duto, e para a produção de grãos secos.

Com o objetivo de mostrar as técnicas para a produção de milho o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Produção de Milho em Pequenas Propriedades”, no qual você receberá informações dos professores João Carlos Cardoso Galvão, Doutor em fitotecnia, e Glauco Vieira Miranda, Doutor em genética e melhoramento, ambos da Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

É difícil definir qual a tecnologia adequada para pequenos produtores de milho no Brasil. Existem regiões em que se utiliza alta tecnologia, intenso uso de insumos e máquinas em todas as fases da cultura. Já em outras, o plantio é feito com baixa tecnologia e, praticamente, todas as etapas são efetuadas somente com o emprego da enxada. Isso não quer dizer que seus métodos estão errados, temos que ter a consciência de que a realidade desses produtores, que plantam para a sua subsistência, é bastante diferente. No entanto, para todos eles, às vezes, com pequenas mudanças na forma de conduzir sua lavoura, há grande ganho em produtividade. Portanto, não é possível generalizar ou indicar um sistema de produção único. Cada um deve adotar o que mais se adapta a sua realidade.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

maria julia alves da silva

6 de abr. de 2015

O milho é um cereal muito gostoso.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de abr. de 2015

Olá, Maria Júlia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

cleiton

7 de mai. de 2012

legal

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai. de 2012

Olá, Cleiton!

Que bom que gostou do artigo "Produção de Milho inclui-se em toda a cadeia animal"!

Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?