WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como garantir a biossegurança em instalações animais? Parte 1

Noções básicas de biossegurança em instalações animais

Segundo é explicado pela professora Alessandra Sayegh Arreguy Silva, do Curso CPT Ética no Uso de Animais, a biossegurança abrange assuntos relacionados à segurança tanto das pessoas que trabalham no biotério quanto dos animais.

Os animais são classificados microbiologicamente de acordo com os experimentos realizados.

Os animais utilizados em experimentações são criados para este fim específico, de modo que é proibido utilizar animais de vida livre ou reproduzi-los para posterior uso em laboratório.

A manutenção de animais axênicos é altamente rigorosa. Eles são mantidos em câmaras hermeticamente fechadas para evitar a entrada de oxigênio e controlar precisamente a circulação do ar. Os manipuladores devem utilizar máscaras, luvas, gorros, óculos de proteção, face shields e todos os outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

No caso dos animais SPF (Specific Pathogen Free), os biotérios devem atender a padrões sanitários elevados, com restrição controlada de entrada e saída de pessoas, triagem de doenças, uso de EPIs e outras medidas de precaução. Isso ocorre devido à sensibilidade desses modelos animais às infecções.

Quanto à manutenção de animais em um ambiente convencional, o fator sanitário ainda é essencial, pois a integridade dos animais é fundamental para garantir a confiabilidade dos dados obtidos.


Barreiras sanitárias.

Os equipamentos de proteção individual e coletiva são essenciais para evitar a contaminação tanto dos manipuladores para os animais quanto dos animais para os manipuladores.

Entre os equipamentos de proteção coletiva, destacam-se o ar-condicionado, os exaustores e a autoclave. Esses dispositivos são responsáveis por garantir um ambiente adequado, controlando a temperatura, circulação do ar e realizando a esterilização de materiais.

Já os equipamentos de proteção individual incluem luvas, gorros, propés, jalecos, máscaras, botinas e outros. Eles são utilizados pelos manipuladores para evitar a contaminação direta, protegendo-os contra a exposição a agentes infecciosos.

Além disso, é indispensável adotar algumas medidas sanitárias, como a lavagem e desinfecção das mãos antes e depois do trabalho, bem como a autoclavagem de todos os equipamentos utilizados, a fim de garantir a biossegurança no ambiente de trabalho.

Os jalecos devem ser de uso exclusivo no biotério.

Cada categoria de animal e cada tipo de experimento fornecem um nível de risco diferente, daí os diferentes graus de biossegurança a que se deve obedecer.


Como garantir a biossegurança em instalações animais? Parte 1

Clique aqui para ler a parte 2

É Médico Veterinário ou profissional da área e atua com manuseio e uso de animais, seja em ensino, pesquisa e, ou experimentação? Este curso é obrigatório para você!

O Curso CPT Ética no Uso de Animais é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?