WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas

Para que a aprendizagem seja significativa, o professor deve criar um ambiente em sala de aula, que seja propício à aprendizagem, com aulas práticas e demonstrativas, tornando-se orientador e motivador dos alunos

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas.

 

A construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado

A ideia fundamental na Teoria Construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.

O educador deve criar um ambiente que seja propício à aprendizagem, tornando-se motivador dos alunos

O papel do professor no processo de aprendizagem é de criar um ambiente que seja propício à aprendizagem, tornando-se orientador, organizador, e, acima de tudo, motivador da aprendizagem. A aula demonstrativa é um elemento que se enquadra nesse contexto, perfeitamente, devendo, claro, ser planejada para atender esses preceitos.

O papel da postura do conhecimento prévio do estudante é de fundamental importância para o processo ensino-aprendizagem

Na visão de David Paul Ausubel, um famoso educador americano, o papel da postura da aprendizagem significativa e do conhecimento prévio do estudante é de fundamental importância, pois determina não apenas o que se aprende, mas também como se aprende, e consequentemente o resultado final alcançado pelo processo ensino-aprendizagem.

Para Piaget, o estudante constrói o seu próprio conhecimento, de modo idiossincrático, pois o processo depende fundamentalmente do que ele já sabe

Já a Teoria Construtivista de Jean Piaget leva-nos a perceber que ensino e aprendizagem são dois processos distintos. O estudante constrói o seu próprio conhecimento, de modo idiossincrático, pois o processo depende fundamentalmente do que o estudante já sabe, ou seja, de seu conhecimento anterior, sobre o qual ele ou ela construirá o novo conhecimento. Dessa forma, o resultado final do processo de aprendizagem é também idiossincrático, ou seja, diferente para cada estudante.

Para Ausubel, existem duas formas de aprendizagem: a mecânica (decoreba) e a significativa (conceitos)

Para Ausubel, por sua vez, existem dois extremos em termos de aprendizagem. Por um lado, a aprendizagem mecânica (conhecida como “decoreba”) na qual o estudante memoriza conhecimentos na forma de conceitos desconectados e desprovidos de grande significado. No outro extremo, está a aprendizagem significativa, que ocorre quando novos conhecimentos (conceitos) são interligados a um conhecimento já existente na estrutura cognitiva do aprendiz, de uma maneira substantiva e não arbitrária.

Qualquer aluno aprende de forma mecânica e significativa, sendo que o conhecimento poderá tender mais para um extremo do que para outro

O conhecimento pode ser classificado como mais ou menos significativo, aproximando-se ou distanciando-se dos extremos do intervalo entre o conhecimento mecânico e o significativo. Mesmo porque qualquer pessoa aprende das duas maneiras, sendo que o conhecimento poderá tender mais para um extremo do que para outro. Isso, entretanto, dependerá de uma série de fatores importantes.

Para que a aprendizagem significativa aconteça é preciso:

1→Que o aprendiz manifeste uma disposição de aprender significativamente, isto é uma predisposição (postura) de relacionar material novo de maneira substantiva (não literal) e não arbitrária a sua estrutura cognitiva.

2→Que o material novo a ser aprendido seja potencialmente significativo para ele ou ela, ou seja, que possa ser relacionado à estrutura de conhecimentos do estudante numa base substantiva (não literal) e não arbitrária.

Para aprender de modo significativo, o aluno deve estar motivado para a disciplina e reconhecer a importância desta para a sua vida futura

A primeira dessas condições pode parecer óbvia, mas, analisada de forma mais profunda, mostra-se bastante complexa. O estudante para ter essa predisposição para aprender de modo significativo – conectando e inter-relacionando conceitos – deve estar motivado para a disciplina e reconhecer a importância dela para a sua vida futura. Se assim não for, o estudante pode achar que é mais cômodo e mais fácil memorizar alguns fatos e fórmulas, para esquecê-los logo em seguida.

As aulas demonstrativas e práticas têm como uma de suas principais características a alta capacidade de motivação dos alunos, o que torna a aprendizagem mais significativa

Essa predisposição a aprender significativamente tem muito a ver com o potencial de trabalho oferecido pelas aulas demonstrativas, que têm como uma de suas principais características a alta capacidade de motivação dos alunos.

Por exemplo, na aula de laboratório (prática) ou demonstrativa em sala de aula, o aluno tende a se predispor a aprender de modo significativo, motivado para a temática estudada, reconhecendo sua importância.

Se na estrutura cognitiva do estudante não existirem conhecimentos prévios (base), a aprendizagem significativa poderá não ocorrer

Já a segunda condição é mais complexa e determinante para o sucesso do estudante. Se não existirem, na estrutura cognitiva do estudante, conhecimentos prévios (base), relacionados com o conhecimento novo a ser aprendido, a aprendizagem significativa poderá não ocorrer, e o estudante não terá – em princípio – outra opção senão decorar o conteúdo.

As aulas demonstrativas e práticas têm como uma de suas principais características a alta capacidade de motivação dos alunos.

As aulas demonstrativas e práticas têm como uma de suas principais características a alta capacidade de motivação dos alunos.

Todo o conhecimento do indivíduo se situa em algum lugar entre os extremos mecânico–significativo

Outro conceito de grande importância para o estudo da aprendizagem é o de que todo o conhecimento do indivíduo se situa em algum lugar entre os extremos “mecânico–significativo”. Ou seja, o que uma pessoa sabe é uma mistura de composição variável entre os conhecimentos mecânico e significativo, onde conceitos são interligados uns aos outros, formando um aglomerado maior ou menor, dependendo de quanto sabemos a respeito de um dado assunto.

O conhecimento não é apenas construído ao longo da vida do indivíduo, mas também reconstruído, de tal forma que algo que a pessoa sabia, mecanicamente, mais tarde se torna muito mais significativo

Uma consequência importante disso é que o conhecimento não é apenas construído ao longo da vida do indivíduo, mas também reconstruído, de tal forma que, frequentemente, uma coisa que a pessoa sabia, de modo bastante mecânico, mais tarde se torna muito mais significativa. Se uma “unidade de conhecimento” chega ao aluno, e se em sua estrutura cognitiva não existe um conjunto de conceitos relacionados relevantes ao novo conhecimento, este será incorporado arbitrária e mecanicamente na estrutura cognitiva (ficando isolado).

O conhecimento se modifica não apenas quantitativamente, mas também qualitativamente na estrutura cognitiva

Do contrário, se na estrutura cognitiva já existe um conhecimento prévio sobre o qual o novo conhecimento se constrói, o mesmo se incorporará a conceitos já existentes, num processo de aprendizagem onde o conhecimento se modifica não apenas quantitativamente, mas também qualitativamente na estrutura cognitiva.

Considerando as interações entre o conhecimento existente e o que chega, a aprendizagem significativa pode determinar também uma mudança no conhecimento já existente

Percebe-se que o processo de aprendizagem é, portanto, fundamentalmente dependente do conhecimento que o estudante já possui, ou seja, o seu conhecimento prévio. Considerando as interações entre o conhecimento existente e o que chega, e entre os próprios conhecimentos existentes, a aprendizagem significativa pode determinar também uma mudança no conhecimento já existente.

A aprendizagem significativa pode e deve ser vista, sim, como um processo de mudança conceitual

Isso pode ocorrer tanto do ponto de vista quantitativo (mais conhecimento sendo conectado ao conhecimento já existente) como qualitativo (mudança na qualidade do conhecimento já existente em função do novo conhecimento). Dessa maneira, a aprendizagem significativa pode e deve ser vista, sim, como um processo de mudança conceitual.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas

Curso CPT Como se Tornar um Professor de Sucesso

Curso CPT Aula Expositiva

Curso CPT Gestão de Sala de Aula

Curso CPT Estratégias de Ensino - Parte 1 - Estilos de Aprendizagem

Curso CPT Mídias na Educação

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?