WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saias são confeccionadas a partir de três medidas básicas

Saia evasê necessita da metragem de tecido igual a duas vezes a medida do comprimento desejado, mais dez centímetros

A saia é uma das peças mais fáceis de se modelar e costurar.

A saia é uma das peças mais fáceis de se modelar e costurar. Para sua confecção, sempre se trabalha com três medidas básicas: cintura, quadril e comprimento. A tirada de medidas é um ponto muito importante, pois, se for bem feita, tornará a prova mais rápida e fácil.

Para tirar as medidas, amarre um cordão em volta da cintura, com a finalidade de marcá-la corretamente. Com a fita métrica, meça a circunferência, evitando passar em cima do nó do cordão. Meça a circunferência do quadril, na parte mais saliente, em geral, 20 centímetros abaixo da cintura. Se o número obtido for ímpar, use o número par imediatamente superior, para facilitar as divisões para o traçado das bases. Se tiver culote, meça o quadril na altura do mesmo. Se tiver ventre saliente, coloque uma régua no ventre, segurando com a mão, e meça o quadril. Meça o comprimento, colocando a fita métrica na cintura até a altura desejada.

A professora Francisca Sheck, no curso Confecção de Saias, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá uma dica para que as medidas fiquem o mais exatas possível: “passe a fita métrica em torno da cintura e do quadril, naturalmente, sem apertar ou deixar solta demais”.

É importante saber que a metragem do tecido, na confecção sob medida, varia de acordo com o modelo, a estatura, as medidas da pessoa, o comprimento desejado, dentre outros fatores. É preciso calculá-la de acordo com a peça desejada. Os tecidos, normalmente, têm de 120 cm a 140 cm de largura.

O tamanho necessário varia conforme o modelo. No caso da saia evasê, bem como a com prega, é de duas vezes a medida do comprimento desejado, mais dez centímetros. Já para a saia reta, a medida do comprimento desejado, mais dez centímetros. Se a cintura for maior que o comprimento da saia, deve-se usar a medida do comprimento da cintura, mais dez centímetros.

Cursos CPT - Confecção de Roupas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Romilda da Silva Sousa

10 de set. de 2020

Muito bom sempre faço mais preciso tirá dúvida porque faço modelos variados

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de set. de 2020

Olá,Romilda 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?