WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Confecção de moda praia gera muito emprego no País

Um dos segmentos da indústria têxtil que exerce papel de destaque, inclusive no cenário mundial, é o da moda praia, gerando milhares de empregos em todo o País para os profissionais qualificados

Confecçãode moda praia

A indústria têxtil faz parte do setor de transformação e é um dos maiores geradores de emprego do Brasil, ficando atrás apenas da indústria de alimentos e bebidas. Um dos segmentos dessa indústria têxtil, que exerce papel de destaque, inclusive no cenário mundial, é o da moda praia.

Segundo Adenice Castro, Professora do Curso CPT Confecção de Moda Praia, lançado recentemente, “Privilegiado pelo clima tipicamente tropical e pela extensa faixa litorânea, o nosso País soma mais de sete mil quilômetros de belas praias, além de clubes recreativos com piscinas, balneários, cachoeiras e piscinas em condomínios e residências, constatando, então, a necessidade da fabricação de roupas de banho, em quantidade e variedade, que atendam tamanha demanda”. Tudo isso contribui para o fato de o Brasil ser líder mundial em tendências do segmento moda praia.

A importância econômica do segmento moda praia no mercado brasileiro é muito grande. São mais de 700 empresas formais atuando nesse segmento, proporcionando a fabricação de mais de 250 milhões de peças, o que resulta em um faturamento anual superior a um bilhão de dólares, sendo que, desse total, mais de 20 milhões de dólares são provenientes de exportações das peças fabricadas. Uma característica marcante nesse segmento de confecções é a predominância de micro e pequenas empresas devido ao baixo custo para a implantação de uma microindústria e as facilidades para encontrar os insumos necessários para a produção, como tecidos, aviamentos e acessórios para a confecção das peças de moda praia - biquínis, sungas, maiôs, saideiras de praia e outras - além da grande variedade de estilos, que possibilitam as mais variadas combinações possíveis.

Se por um lado é fácil a obtenção dos insumos, por outro, nota-se uma carência de mão de obra especializada nesse tipo de confecção. Portanto, para os profissionais da área de costura que apresentarem a devida qualificação não faltará emprego ou grandes chances de realizar bons negócios. Apesar de seguir, basicamente, os mesmos procedimentos praticados na confecção em geral, existem muitas particularidades, principalmente no que se refere à maneira correta de trabalhar com os tecidos; ao uso dos moldes; das máquinas de costura; e à finalização das peças, que resultam na necessidade de buscar profissionais qualificados para atuar nesse segmento.

Conheça os Cursos CPT da área Confecção de Roupas.
Por Silvana Teixeira.

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?