WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para cuidar de cabelos coloridos

Recupere o brilho e a cor dos fios tingidos usando os produtos corretos

 

 Os cabelos vermelhos, assim como os loiros, são difíceis de serem cuidados por serem descoloridos. Foto: DeviantART.

Os cabelos tingidos precisam de cuidados especiais, uma vez que a coloração pode causar danos ao couro cabeludo e aos fios, deixando-os sem brilho e quebradiços. Além de aplicar as tinturas de modo correto, seguindo as instruções fornecidas pelo fabricante, é importante usar alguns produtos que revitalizam os cabelos e prolongam o efeito da cor.

As tinturas atuais são bem menos agressivas e possuem agentes hidratantes e fortalecedores. No entanto, o processo abre as cutículas capilares. Elas precisam ser seladas novamente, caso contrário ocorre a perda da cor e do brilho. Assim, é preciso respeitar o tempo de permanência com a tintura, pois ultrapassar o indicado, ajuda a comprometer a estrutura do fio. Outros fatores, como o uso excessivo de chapinha, exposição ao sol, água quente e falta de hidratação, são agravantes para a perda de brilho e o enfraquecimento.

Algumas tintas são mais agressivas do que outras. Além de variar de acordo com a marca, os danos também variam com a cor e a tonalidade. Os pretos e os castanhos são menos agressivos do que os loiros e os ruivos. Isso porque no caso desses dois últimos, os fios não são apenas tingidos mas também são descoloridos e esse processo é bem mais danoso. Quanto maior a diferença da cor da tintura para a tonalidade original e quanto maior a ação de clareamento, mais danos o cabelo recebe.

Sendo assim, o melhor seria ficar longe das tintas? Não, necessariamente, pois cada caso é um caso. Algumas pessoas as utilizam para dar mais brilho e fortalecer os cabelos. Isso acontece porque, por abrir as cutículas, a tintura ajuda a retirar o excesso de oleosidade dos fios, o que é um problema para muitos. Já outras mulheres pintam o cabelo porque a tinta ajuda a engrossar os fios. Os fios muito finos são mais suscetíveis à quebra.

O problema não é a tintura em si, mas a falta de tratamento dos cabelos tingidos. Ao aplicar uma coloração, altera-se a estrutura dos fios, portanto eles passam a exigir cuidados específicos. Assim, além de considerar o cabelo como oleoso, seco, normal ou misto, é preciso usar produtos para cabelos tingidos.

A maioria das marcas possui linhas próprias para os cabelos tingidos. Esses produtos ajudam a manter a cor, pois fecham as cutículas, hidratam os fios e regeneram as proteínas perdidas durante o processo. É importante escolher a marca que mais lhe agradar e verificar se os produtos não deixam os cabelos oleosos demais, já que a hidratação costuma ser pensada para cabelos mais ressecados.

O recomendado é usar xampu, condicionador para cabelos tingidos e, da mesma linha, um hidratante, que deve ser usado uma vez por semana ou quinzenalmente, além de um produto sem enxágue. Os leave-ins e os cremes de silicone protegem de agentes externos como o sol e o vento, prolongando o efeito da cor e recuperando o brilho.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?