WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são as etapas e tecnologias no cultivo de camarões?

Entendendo melhor o cultivo de camarões de água doce


Segundo o Prof. Dr. Wagner Cotroni Valenti, do Curso CPT Cultivo de Camarão de Água Doce, o cultivo de camarões de água doce passa por três fases: produção de larvas, criação das pós-larvas e engorda. Cada fase tem suas técnicas e desafios. Alguns criadores se dedicam a uma fase específica. Vamos entender melhor como funciona esse processo.


O cultivo de camarões de água doce envolve três fases distintas:


1. Produção de larvas: Obtêm e cultivam as larvas até completarem a metamorfose (larvicultura – detalhada no módulo 4 deste livro).


2. Criação das pós-larvas: Fase de berçário, onde as pós-larvas são pré-estocadas em tanques ou viveiros por 15 a 60 dias, até atingirem o estádio juvenil.


3. Engorda das pós-larvas: Onde ocorre o crescimento até atingir o tamanho comercial.


Cada fase possui características próprias e métodos de cultivo diferentes, o que pode resultar em divisões de tarefas entre os criadores. Alguns se dedicam à produção das pós-larvas, vendendo para outros que realizam apenas a engorda.


Tecnologia de recria:

Existem três sistemas de recria de camarões, diferenciados pela complexidade de manejo:


1. Sistema monofásico: baixa tecnologia, com viveiros escavados no solo (1.000 a 5.000 m²) onde as pós-larvas são estocadas na proporção de 8 a 10 pós-larvas/m², sem transferências entre viveiros ao longo dos seis meses de ciclo.


2. Sistema bifásico: inicia-se em viveiros-berçário também escavados no solo (500 a 2.000 m²), onde as pós-larvas permanecem por cerca de dois meses, com densidades de 70 a 200 pós-larvas/m². Após esse período, os juvenis são transferidos para viveiros de engorda, onde ficam por mais aproximadamente quatro meses, com densidades de 8 a 10 juvenis/m², sendo despescados com peso médio de 25 a 30g.


3. Sistema trifásico: similar ao sistema bifásico, mas com uma fase preliminar em berçários primários, onde as pós-larvas são estocadas em altas densidades (4 a 8 pós-larvas/Litro) dentro de tanques de 5 a 35 m³, por 15 a 20 dias. Após esse período, os organismos com peso médio de 0,05 g são transferidos para os berçários secundários, seguindo o manejo do sistema bifásico.


Quais são as tapas e tecnologias no cultivo de camarões?

A capacitação profissional se torna um pilar fundamental para o sucesso. 

O Curso CPT Cultivo de Camarão de Água Doce é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos na Área Piscicultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?