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Comercialização de pescados: quais os pilares do plano de negócio?

Um plano de negócios é um documento detalhado que descreve todos os aspectos essenciais de um empreendimento

Comercialização de pescados: quais os pilares do plano de negócio?

Um plano de negócios é um documento detalhado que descreve todos os aspectos essenciais de um empreendimento. Ele serve como um guia estratégico que ajuda no planejamento, execução e administração das operações do negócio de forma eficaz. Abrange várias áreas-chave e fornece uma visão geral completa do empreendimento, incluindo seus objetivos, estratégias, recursos necessários, mercado-alvo, concorrência, finanças e projeções futuras, explica Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado.


Para um bom plano de negócios, são necessários alguns preceitos básicos, que são:


1) Comportamento do consumidor: compreender suas origens, seus hábitos, suas tradições, preferências, entre outros. Sem essa compreensão, dificilmente o comerciante conseguirá atender às suas expectativas.


2) Escolha e adequação de produtos: colocar no mercado um produto que não apenas seja condizente com o contexto do empreendimento, mas também atenda às expectativas do consumidor.


3) Estratégia de comercialização e marketing: definição da linguagem que será utilizada para conversar com o consumidor-alvo e atraí-lo para o produto, seja por meio da identidade visual da marca, das propagandas, ou de outras formas de divulgação dos produtos.


4) Eficiência produtiva: com base em todos os dados coletados, definir o quanto se deve produzir para atender ao mercado da forma mais eficiente possível, ou seja, sem deixar faltar nada para o consumidor, mas sem que haja desperdícios que onerem os custos do negócio.


5) Eficiência econômica: alinhando as informações e eficiência produtiva, definir um preço final acessível para o perfil do consumidor, mas justo para o produtor.


A diversidade do nosso país e das espécies de pescados que são comercializadas em território nacional torna o plano de negócios ainda mais importante, pois sem alinhar as expectativas entre consumidores e produtores, não há comercialização economicamente viável.


A capacitação profissional se torna um pilar fundamental para o sucesso na área de piscicultura, proporcionando conhecimentos abrangentes, atualizados e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar os objetivos. O Curso Comercialização de Pescados: Aquanegócio e Relações de Mercado é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

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Por Thiago de Faria

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