WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Irrigação: como definir o turno de rega?

Definir corretamente o turno de rega é muito importante, para que o desenvolvimento das plantas não seja afetado pela falta ou excesso de água

Irrigação: como definir o turno de rega?   Dicas Cursos CPT

 

Definir corretamente o turno de rega é muito importante, para que o desenvolvimento das plantas não seja afetado pela falta ou excesso de água. "Uma vez determinado o turno de rega, a época da próxima irrigação será alguns dias correspondentes ao turno de rega, a partir do dia da última irrigação", afirma Dr. Márcio Mota Ramos, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar.

O turno de rega depende do tipo de solo, do clima, da planta, e do sistema de irrigação utilizado. Para os sistemas com pivôs centrais, irrigação aspersão convencional fixa e em sistemas de irrigação localizada é comum usar turno de rega de um a quatro dias. Já nos sistemas de irrigação por superfície (sulcos e faixas), aspersão convencional móvel, autopropelido entre outros, em geral, adota-se turno de rega maior. Nesses casos, o turno de rega poderá ser de seis dias ou mais.

Na prática, o turno de rega representa o número de dias que o solo terá reserva de água suficiente para suprir a necessidade hídrica das plantas, sem prejudicar o seu desenvolvimento. Assim, a umidade do solo será igual ou maior que a umidade mínima definida pelo fator de disponibilidade de água no solo.

O período de irrigação é o número de dias gastos para completar uma irrigação e toda a área, podendo ser, no máximo, igual ao turno de rega. Em sistemas de irrigação fixos, como os sistemas automatizados de irrigação por gotejamento ou por microaspersão, o período de irrigação é geralmente igual ao turno de rega. Já em alguns sistemas móveis, geralmente, o período de irrigação é menor que o turno de rega. Assim, deixa-se um ou dois dias livres para folga do irrigante e para reparos e manutenção dos equipamentos. Nesse caso, enquadram-se os sistemas móveis de irrigação por aspersão.

O manejo da irrigação pode ser conduzido com turno de rega fixo, quando o número de dias entre duas irrigações consecutivas é o mesmo, ou com o turno de rega variável, sendo variável o número de dias entre as irrigações.

Independente do tipo de turno de rega adotado no manejo da irrigação, fixo ou variável, o sistema de irrigação deverá repor ao solo a mesma quantidade de água que foi evapotranspirada pela cultura, após a última irrigação ou chuva.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Grazian

16 de set. de 2018

Vocês têm curso preparatório para concursos? Sou Agrônomo e estou procurando curso preparatório para o concurso do Ministério da Agricultura, voltado para Auditor Fiscal Federal Agropecuário, com ênfase em agronomia!

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de set. de 2018

Olá Grazian,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?