Cursos da Área Curso Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar um Pet Shop - Com Banho, Tosa e Atendimento Curso Como Montar e Operar uma Cafeteria Curso Como Montar uma Pastelaria Curso Como Montar um Restaurante Self-Service Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Controle de Pragas Domésticas Como Montar e Administrar uma Creche Curso Como Montar e Administrar uma Pizzaria Curso Como Montar um Canil Curso Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil Curso Silk Screen - Processo Artesanal Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Como Montar uma Floricultura Curso Como Montar e Gerenciar uma Livraria Curso Como Montar e Administrar uma Imobiliária Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza Curso Como Montar uma Oficina de Encadernação Curso Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar e Operar uma Torrefadora de Café Curso Montagem e Decoração de Festas Infantis Curso Como Montar Uma Loja de Aquários Curso Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas Curso Como Montar uma Escola de Informática Curso Como Montar e Administrar um Consultório Odontológico Curso Como Montar e Operar uma Oficina de Papel Artesanal Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Como Montar uma Loja de Móveis Antigos Curso Agência de Ecoturismo - Estrutura, Operação e Elaboração de Roteiros Curso Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias Curso Como Montar e Gerenciar um Telemarketing Áreas Afins 11Indústria Caseira 9Indústria da Carne 11Pequenas Indústrias Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Limpeza de cozinhas industriais: como e quando fazer?

Nos locais onde se manipulam alimentos, como as cozinhas industriais, a limpeza deve ser excelente, a fim de eliminar quaisquer bactérias que possam transmitir doenças

Limpeza de cozinhas industriais: como e quando fazer?   Artigos Cursos CPT
 

As cozinhas industriais não permitem que os auxiliares de limpeza cuidem da higienização dos acessórios e utensílios, deixando essas tarefas a cargo dos auxiliares diretos da cozinha. Nos locais onde se manipulam alimentos, a limpeza deve ser excelente, não existindo nenhum vestígio de sujeira, porque esta abriga micróbios (bactérias) que causam as doenças transmitidas pelos alimentos.

Segundo José Osmar Viviani, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza, em Livro+DVD e Curso Online, “Para que a limpeza de uma cozinha industrial seja realizada com a máxima perfeição, devemos ter alguns cuidados especiais, utilizando produtos, acessórios e equipamentos destinados a esse processo de higienização, pois isso irá inibir a formação de culturas reprodutivas de germes e bactérias. Portanto, tudo que for utilizado na limpeza desses ambientes, deverá ser de uso exclusivo e, em hipótese alguma, ser usado em outros ambientes”.

Encontramos em uma cozinha sujidades incrustadas, como gorduras, restos de comida, migalhas, doces, temperos, poeira, restos de matérias-primas, e uma infinidade de componentes que são, sem dúvida alguma, alimentos excelentes para as bactérias, que tantas doenças causam às pessoas. O objetivo da limpeza técnica é, portanto, restaurar os padrões de higiene e limpeza nos locais de manipulação de alimentos.

Nomenclatura usual nos serviços de limpeza de áreas de manipulação de alimentos



Limpeza: é a eliminação de terra, restos de alimentos, pó ou outras matérias indesejáveis.

Contaminação: entende-se como a presença de substâncias ou agentes estranhos de origem biológica, química ou física, que se considere nociva ou não para a saúde humana.

Desinfecção: é a redução, por intermédio de agentes químicos ou métodos físicos adequados, do número de microrganismos no prédio, nas instalações, maquinaria e utensílios, em nível que impeça a contaminação do alimento que se elabora.

Procedimentos utilizados na limpeza de cozinhas industriais



1) Varrer todo o ambiente, removendo todos os restos de alimentos e produtos;
2) Retirar todos os resíduos das lixeiras da cozinha, removendo para o local determinado, e higienizar as lixeiras, com muito sabão e desinfetante;
3) Começar a limpeza sempre pelas paredes, de cima para baixo, cuidando para não molhar as tomadas, porém, deixando os rejuntes perfeitamente limpos;
4) Desengordurar e lavar os utensílios como bancadas, coifas, exaustores, pias, mesas, panelas, entre outros, com o auxílio das fibras de limpeza; e
5) As portas e janelas devem ser também limpas pelo lado de dentro quando da limpeza das paredes. Lavar os pisos com detergente concentrado e fibras especiais, para remoção.

Atenção



- A cozinha deve ter uma torneira do tipo “jardim”, com rosca para a ligação de uma mangueira, a fim de facilitar sua higienização.

- A cozinha engordurada deve ser limpa sempre, para evitar que a gordura fique incrustada, o que acarretaria uma operação cada vez mais difícil para sua completa remoção.

- Os restos de comida devem ser sempre varridos e nunca abandonados, principalmente nos cantinhos de difícil acesso, pois alimentam bactérias e também propiciam o surgimento de insetos e roedores.

- Uma observação muito importante é sobre o uso do pano de chão, que é um acessório que, além de não limpar a cozinha, ainda espalha a sujeira, sem removê-la, servindo para juntar bactérias que contaminam o ambiente.

- Se a cozinha é profissional, use produtos profissionais. Produtos domésticos não proporcionam o mesmo êxito, e não são econômicos.

- As lixeiras do ambiente da cozinha devem estar permanentemente tampadas, para evitar a proliferação de bactérias e a formação de focos de insetos.

- O uso de uma lixeira equipada com pedal é viável, pois permite a sua utilização sem que o manipulador coloque as mãos em contato com a mesma.

- Os panos de limpeza são os maiores focos de contaminação das cozinhas. Os “paninhos” vão sendo usados e lavados uma infinidade de vezes. O procedimento correto seria o uso de panos descartáveis e, em alguns casos, o uso de toalhas de papel.

- Os prédios e instalações deverão ser protegidos de tal maneira que impeçam a entrada ou abrigo de insetos, roedores e, ou pragas e de contaminantes ambientais, tais como fumaça, poeira, vapor e outros, sendo separados por dependência, divisória e outros meios eficazes, evitando-se as operações susceptíveis de causar contaminação cruzada.

- Os pisos deverão ser de materiais resistentes ao impacto, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes, não podendo apresentar rachaduras, e devem facilitar a limpeza e a desinfecção.

- Os líquidos deverão escorrer para os ralos (sifonados ou similares), impedindo a acumulação nos pisos. As paredes deverão ser construídas e revestidas com materiais não absorventes e laváveis e apresentar cor clara. Até uma altura apropriada para as operações deverão ser lisas, sem fendas, e fáceis de limpar e desinfetar. Os ângulos entre as paredes e os pisos, e entre as paredes e os tetos ou forros, deverão ser de fácil limpeza.

- Portas, escadas de mão, estruturas metálicas auxiliares, monta-cargas, plataformas deverão ser de material não absorvente e de fácil limpeza.

- Vestiários, sanitários e banheiros: todos os estabelecimentos deverão estar convenientemente situados, garantindo a eliminação higiênica das águas residuais. Esses locais deverão estar bem iluminados, ventilados e não poderão ter comunicação direta com as áreas onde os alimentos são manipulados. Junto aos sanitários e localizadas de tal maneira que o pessoal tenha que passar junto a elas quando retornar em área de manipulação, devem existir pias com água fria ou fria e quente, providas de elementos adequados à lavagem das mãos e meios higiênicos convenientes para secá-las. Não se permitirá o uso de toalhas de pano. No caso do uso de toalhas de papel, deverá haver, em número suficiente, porta-toalhas e recipientes coletores. Deverão ser colocados avisos nos quais se indique que o pessoal deve lavar as mãos depois de usar as mencionadas dependências.

- Instalações de limpeza e desinfecção: quando for o caso, deverão existir instalações adequadas para a limpeza e desinfecção dos utensílios e equipamentos de trabalho. Estas instalações deverão ser construídas com materiais resistentes à corrosão, que possam ser limpos com facilidade e deverão, ainda, estar providas de meios adequados para o fornecimento de água fria ou fria e quente, em quantidade suficiente.

- Todos os produtos de limpeza e desinfecção deverão ter seu uso aprovado previamente pelo controle da empresa, identificados e guardados em local adequado, fora das áreas de manipulação de alimentos. Ademais, deverão ter uso autorizado pelos demais órgãos componentes.

- Para impedir a contaminação dos alimentos, toda a área de manipulação de alimentos, os equipamentos e utensílios deverão ser limpos com a frequência necessária e desinfetados sempre que as circunstâncias assim o exigirem.

- Deve-se dispor de recipientes adequados, em número e capacidade necessários para depósitos de dejetos e, ou materiais não-comestíveis.

- Devem ser tomadas precauções adequadas para impedir a contaminação dos alimentos, quando as dependências, os equipamentos e utensílios forem limpos ou desinfetados com água e detergentes, ou com desinfetantes ou soluções destes.

- Os detergentes e desinfetantes devem ser convenientes para o fim pretendido, devendo ser aprovados pelo organismo oficial competente. Os resíduos destes agentes que permaneçam em superfícies susceptíveis de entrar em contato com alimentos devem ser eliminados mediante lavagem minuciosa, com água potável antes que as áreas e os equipamentos voltem a ser utilizados para a manipulação de alimentos.

- Deverão ser tomadas precauções adequadas: em termos de limpeza e desinfecção, quando se realizarem operações de manutenção geral e, ou específica em qualquer local do estabelecimento, equipamentos, utensílios ou qualquer elemento que possa contaminar o alimento.

- Imediatamente após o término da jornada de trabalho, ou quantas vezes necessário, deverão ser rigorosamente limpos o chão, incluídos os condutos de escoamento de água, as estruturas de apoio e as paredes das áreas de manipulação de alimentos.

- Os vestiários, sanitários e banheiros deverão estar permanentemente limpos.

- As vias de acesso e os pátios que fazem parte da área industrial deverão estar permanentemente limpos.

Programa de higiene e desinfecção: cada estabelecimento deverá assegurar sua limpeza e desinfecção. Não deverão ser utilizados nos procedimentos de higiene substâncias odorizantes e, ou desodorizantes, em qualquer de suas formas, nas áreas de manipulação dos alimentos, com o objetivo de evitar a contaminação pelos mesmos e dissimulação dos odores.

O pessoal deve ter conhecimento da importância da contaminação e dos riscos que causam, devendo estar bem capacitados em técnicas de limpeza.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

Cursos Relacionados

Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar Curso Butique de Carnes - Como Montar e Operar

Com Prof. Luiz Fernando Ferreira

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Como Montar uma Cozinha Comercial Curso Como Montar uma Cozinha Comercial

Com Prof.ª Heloísa Duarte

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza

Com Prof. Osmar Viviani

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Pequenas Empresas

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade