Pessoas resilientes, para os poucos habituados com o termo, são aquelas dotadas de extrema força de vontade, capazes de transformar as adversidades da vida, como as crises, traumas, perdas, transformações, rupturas e desafios, com muita flexibilidade e criatividade, em aprendizado. Em outras palavras, e de uma forma mais simplificada, pessoas resilientes são aquelas que “dão a volta por cima”, fazendo de cada problema uma boa oportunidade de aprendizado e crescimento emocional.
No mercado de trabalho, por sua vez, um profissional resiliente é muito procurado e valorizado. Empresas de todos os segmentos buscam funcionários que sejam resilientes, que suportem bem a pressão, que sejam flexíveis e criativos na resolução dos problemas. Mas o termo resiliente relacionado a empresas, não para por aí. Atualmente, podemos afirmar que até mesmo as próprias empresas têm de ser resilientes. É fundamental que elas encarem as crises de frente, com muita criatividade e bom senso, tornando-se cada vez mais renovadas e fortalecidas, garantindo o sustento de várias famílias.
Resiliência empresarial
Uma empresa resiliente é uma organização inteligente, reflexiva, na qual seus integrantes estão livres para exercitar sua inteligência, liberdade de expressão e responsabilidades. No entanto, alguns fatores são fundamentais para que uma empresa se torne resiliente. E, para que isto seja possível, primeiramente ela tem de trabalhar a resiliência de seus funcionários. Neste sentido, pode-se afirmar que se as pessoas que tomam as decisões em uma empresa são resilientes, então, como é de se esperar, elas conseguem guiar a empresa em épocas de crise. Líderes resilientes aprendem com os erros e conseguem superar os problemas, minimizando os problemas da empresa e, ainda, servindo de modelo aos demais funcionários.
Características da resiliência
- Resiliência nata
Diversos estudiosos do assunto afirmam que a resiliência é uma característica de nascença. Portanto, certas pessoas já nascem resilientes, já têm uma capacidade de se reestruturar e se transformar dependendo do desafio. No entanto, essa capacidade de ser resiliente também pode ser aprendida, porém, de acordo com as pessoas, em graus variados.
- Resiliência adquirida
Por meio da ajuda de um profissional e de muita força de vontade, uma pessoa consegue adquirir ou aumentar o seu grau de resiliência. A terapia ajuda o indivíduo na obtenção de uma maior tolerância a mudanças, a definir objetivos de vida, a ser mais otimista, a respeitar seu próprio comportamento e, ainda, a fortalecer sua estrutura emocional. Além disso, para que uma pessoa consiga adquirir resiliência também é necessário poder contar com a ajuda das pessoas com as quais convive, já que ela pede por parcerias, empatia e encontros.
Dicas para ser um profissional mais resiliente
1- Enxergue as mudanças e as dificuldades como oportunidades de aprendizado profissional;
2- Tenha autoconfiança;
3- Use o bom humor para lidar com os momentos de estresse;
4- Controle o seu emocional, não perca o foco de suas atividades e tenha flexibilidade ao enfrentar; situações difíceis
5- Tenha empatia e coloque-se no lugar do outro quando estiver diante de conflitos;
6- Seja proativo e desenvolva com esmero suas tarefas, atividades e projetos;
7- Seja sempre otimista;
8- Antes de agir, analise e reflita sobre todas as possibilidades de resolução dos problemas;
9- Seja sociável na empresa e cative bons relacionamentos; e
10- Cultive os bons princípios e valores positivos
Por Silvana Teixeira
Confira os Cursos CPT da área Gestão Empresarial
Fontes: abril.com.br; uol.com.br;
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.