WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

É diabético? Teste de glicemia antes, durante e depois dos exercícios!

O programa de exercícios para indivíduos diabéticos deve ser muito bem controlado

É diabético? Teste de glicemia antes, durante e depois dos exercícios!

 


O programa de exercícios para indivíduos diabéticos deve ser muito bem controlado e, para isso, além de o paciente estar com a disponibilidade de fazer atividade física liberada pelo médico, e com equilíbrio nutricional junto à nutricionista, ele precisa ter o controle da glicemia antes, durante e depois da atividade física.

Para isso, são utilizados alguns aparelhinhos portáteis, para a coleta de sangue. Apenas uma gotinha de sangue é suficiente para saber o nível de glicemia no momento, antes, durante e depois do exercício.

Esse exame é muito importante para prevenção de alguns eventos metabólicos desagradáveis que possam ocorrer, sendo o principal deles, muito comum, a hipoglicemia induzida pelo exercício.

"O resultado desse exame é importante porque vai mostrar o nível de glicemia do diabético", explica Mara Silveira Pereira, professora do Curso CPT Atividades Físicas para Diabéticos.

Não é aconselhado ao diabético fazer exercícios físicos quando a sua glicemia estiver abaixo de 80 mg/dL ou acima de 250 mg/dL com a presença de cetonas na urina.

Para verificar a presença de cetonas, o diabético, antes de iniciar o exercício, precisa fazer o teste, com utilização de fitas descartáveis específicas, encontradas no mercado. Ao urinar, o diabético toca a fita na urina e a partir daí ocorrerá uma reação que imediatamente mostrará a presença de cetonas ou não na urina.

É muito importante proceder a uma avaliação médica, antes de iniciar os exercícios com testes de esforço. Não se deve fazer exercícios físicos sozinho, recomendando-se que se tenha sempre por perto alguém que conheça os sintomas da hipoglicemia, como tonturas, fraquezas, suores frios, palpitações e dores de cabeça.

Essa pessoa, um treinador físico ou personal trainer, estará pronta para ajudá-lo, caso necessite.

Gostou do assunto? Conheça os Cursos CPT da área Esporte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?