WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai plantar açaí? Antes conheça o tipo de solo

Para garantir o sucesso do plantio e evitar perdas de investimento, é importante que os pequenos produtores conheçam as características do solo

Vai plantar açaí? Antes conheça o tipo de solo

Maria das graças C. P. Costa e Silva e Ismael de Souza Rosa, professores do Curso CPT Produção de Palmito de Açaí, explicam que "o açaizeiro, árvore do açaí, é nativo da Amazônia e tem preferência por solos específicos".


Para garantir o sucesso do plantio e evitar perdas de investimento, é importante que os pequenos produtores rurais conheçam as características do solo antes de iniciar o cultivo.

Qual tipo de solo é o ideal para o plantio do açaí?


O solo ideal para o plantio de açaí é aquele com relevos planos e levemente inclinados, o que favorece sua conservação e facilita as atividades de manejo, como a marcação das linhas de plantio, tratos culturais, colheita e uso de máquinas.

Além disso, o solo deve ter uma textura média, o que reduz os custos de cultivo, especialmente se a área já foi explorada anteriormente. O açaizeiro é capaz de tolerar solos pobres e com baixo pH, mas é importante observar e corrigir a acidez e a falta de nutrientes por meio de calagem e adubação.

Como preparar o solo para o plantio de açaí?


Para preparar o solo, recomenda-se a aplicação de calcário a fim de elevar a saturação por bases a 60%. Essa aplicação deve ser feita de forma uniforme sobre a superfície do terreno e incorporada com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas.

E quanto à adubação, o que dizer?


É indicado o uso de adubo orgânico curtido, como esterco de curral, esterco de galinha ou torta de mamona, em covas de 40 x 40 x 40 centímetros. Também deve-se adicionar a quantidade recomendada de superfosfato triplo (SFT) para o primeiro ano, juntamente com 10 gramas de FTE BR 12.

Os adubos orgânicos e químicos devem ser misturados com a terra da camada superficial retirada da cova para depois preenchê-la novamente com essa mistura. A ureia e o cloreto de potássio (KCl) devem ser aplicados em duas vezes, metade no início e metade no final do período chuvoso.

Ao longo dos anos, no início da estação chuvosa, é necessário adicionar a dose total de SFT, metade da ureia e do KCl, além do adubo orgânico indicado para o plantio. Os adubos químicos devem ser aplicados em cobertura ao redor das plantas, a uma distância de 20 centímetros da muda, e cobertos com adubo orgânico. A outra metade dos fertilizantes deve ser aplicada da mesma forma no final do período chuvoso.

É importante realizar o coroamento das plantas antes de cada adubação e monitorar a fertilidade do solo e a nutrição das plantas por meio de análises periódicas de solo e foliar. Se forem detectados problemas nutricionais, outra adubação deve ser realizada. Em caso de ausência de micronutrientes, é possível fazer adubação foliar.

Para obter mais informações detalhadas sobre o cultivo do açaí e garantir o sucesso da produção, recomenda-se que os pequenos produtores estejam sempre capacitados. Dessa forma, não colocarão a perder todo o capital investido no empreendimento.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 


Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?